No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As rendas das casas aumentaram à volta dos 10 por cento no espaço de um ano na cidade e no distrito de Viseu. Segundo dados do site imobiliário Idealista, em outubro, o preço das casas para arrendar na capital da região aumentou 10,3 por cento face ao mesmo mês do ano passado, passando para uma média de 7 euros por metro quadrado (m2).
Apesar da subida, Viseu continua a ser uma das cidades mais económicas do país, juntamente com Castelo Branco (6,6 euros/m2), Viseu (7 euros/m2), Leiria (8 euros/m2), Viana do Castelo (8,1 euros/m2), Santarém (8,3 euros/m2) e Braga (9,5 euros/m2).
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 22 euros/m2. Porto (17,5 euros/m2) e Funchal (15,2 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares nacionais.
Já em todo o distrito de Viseu, os preços de arrendamento subiram 9,4 por cento para os 7,1 euros/m2. Praticamente todo o país teve os preços revistos em alta, exceto nos distritos de Évora (-7,2%) e Beja (-4,8%). A nível nacional, o distrito de Lisboa lidera o ranking com 19,9 euros/m2, seguido pelo Porto (15,5 euros/m2) e Faro (14,5 euros/m2).
Durante o último ano, os preços das casas para arrendar subiram em todas as regiões do país, com a exceção da Região Autónoma dos Açores, onde desceram 3,4%. Na zona Centro, o aumento foi de 6,7% para os 9,2 euros/m2, um dos preços mais económicos do país.
De acordo com o Idealista, arrendar casa em Portugal tinha em outubro um custo médio de 16,1 euros por metro quadrado. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas desceram 1,5%.