São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Clube de Viseu recebe esta sexta-feira (8 de novembro) o espetáculo “Deixa-me Contar Antes Que Esqueça: Do Nascer do Sol ao Deitar da Lua”. A atuação de Clara Spormann, Ricardo Augusto e Sofia Moura faz parte do projeto “No Fio da Palavra”, que recupera contos tradicionais e histórias de tradição oral com atividades para todos os públicos.
“Atravessamos o tempo e resgatamos as palavras que se erguiam a cada alvorada para fazer e manter a vida. Palavras que adormeciam ao embalo do cansaço, dia após noite e noite após dia. Encontrámo-las nos meandros da memória de muita gente que esculpiu o mundo, pintando as mãos com a cor da terra que escorre e se escapa pelos dedos, grão a grão, como o tempo que cai na ampulheta”, refere a sinopse.
“De todos os fazedores do mundo, herdámos paisagens em construção, tradições, utensílios de trabalho, formas de pensar e de fazer. Formas de cantar e de contar. Agora, erguidos nos ombros do tempo e com a mesma terra a correr-nos nas veias, escutamos memórias e contamos para não esquecer”, acrescenta.
O espetáculo está agendado para as 21h30 desta sexta-feira no Clube de Viseu. Este ano, o “Deixa-me Contar Antes Que Esqueça” já esteve em São João de Lourosa, Oliveira de Barreiros, Silgueiros e Orgens.
Além da programação cultural (espetáculos de narração oral, poesia, manhãs em família, rodas de contos e recolha de histórias), “No Fio da Palavra” – um projeto da companhia Mochos no Telhado – quer contribuir para a preservação do património imaterial de Viseu através da recolha de histórias junto das comunidades mais idosas das freguesias do concelho.