No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) promove na próxima semana a Escola de Outono de Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis, que pretende refletir sobre as alterações nas paisagens do interior através da agroecologia em Nelas e Viseu.
A iniciativa vai decorrer entre as próximas segunda e quarta-feira (11 a 13 de novembro), em parceria com a Câmara de Nelas e a Universidade de Santiago do Chile.
Segundo a organização, o objetivo do encontro passa por promover “a reflexão e o debate sobre processos de mudança, revitalização e valorização dos territórios, paisagens e comunidades rurais do interior, a partir de dinâmicas agroecológicas”.
“Esses territórios têm enfrentado mudanças profundas nos últimos 50 anos, com a desruralização e o abandono das práticas agrícolas tradicionais a conduzirem a alterações profundas na paisagem e no mosaico diverso que caracteriza a região. Atualmente, apenas 7% da população portuguesa habita em 60% do território, o que torna esses territórios vulneráveis e esquecidos”, sublinha.
A Escola de Outono também quer proporcionar aos participantes “uma oportunidade de aprendizagem e troca de conhecimentos” sobre a valorização e preservação dos territórios e paisagens rurais.
A iniciativa vai decorrer no âmbito do projeto PAGE – Paisagens Agrícolas e Alimentares com Gerações de Mulheres Inovadoras, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
O projeto, coordenado pela Escola Superior Agrária de Viseu e com vários parceiros institucionais, empresariais e particulares, teve início em 2023.