No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Associação de Divulgação de Astronomia – OFIUCO – de Viseu está a preparar um programa para ocupar o Planetário de Torredeita e colocá-lo ao serviço de alunos e público em geral.
Desativado há vários anos, este equipamento, ligado à Escola Profissional, já foi polo de atração, tendo por lá passado mais de 70 mil pessoas.
A OFIUCO, que tem desenvolvido várias iniciativas juntos de escolas, anunciou agora que num primeiro momento estão a ser programadas atividades para os sábados. “A partir das 17h00 quem estiver presente pode assistir a uma observação do sol, a uma palestra/tertúlia astronómica, pelas 18h00, e depois a observações do céu noturno, entre as 19h00 e as 23h00”, esclareceu Manuel Pinto, da associação. A entrada é livre.
O apaixonado por astronomia acrescentou ainda que além do Planetário e do equipamento que já possui, a associação tem também muito material adequado de observação em vários domínios da astronomia amadora como sejam a astrofotografia, fotometria, espectroscopia, astrometria, radioastronomia, entre outros.
Manuel Pinto explicou que “futuramente será possível programar outras atividades astronómicas durante a semana”, através da OFIUCO (constelação boreal conhecida como serpentário), cujas atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais. “São atrividades abertas a famílias, escolas, grupos ou pessoas individuais interessadas neste tema”, frisou.
A associação esteve este fim de semana numa atividade de observação no Museu de Várzea de Calde, em Viseu, e tem já programadas iniciativas em escolas como Repeses, Molelos e Sátão.