No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Câmara de Castro Daire apresentou o projeto de certificação do concelho como destino sustentável a mais de 30 agentes locais dos setores do alojamento e restauração. O município revela que está a desenvolver um “conjunto de tarefas” que permitem “otimizar” a certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations.
A apresentação foi feita no auditório municipal pelo vereador do Turismo na Câmara, João Pedro Gama, e por Pedro Mendes, representante da Th1nk, entidade parceira do município no processo de certificação. Ambos reiteraram a importância da envolvência de todos os agentes económicos para Castro Daire ser um destino de turismo sustentável.
A ação também contou com a presença do professor Mário Rodrigues da Escola de Hotelaria do Douro e Lamego, que abordou o protocolo assinado com a Câmara de Castro Daire no âmbito do programa “Formação + Próxima”, que tem como objetivo a formação de agentes do território no turismo.
O município lembra que os destinos sustentáveis “devem desenvolver uma estratégia que defenda uma visão integrada, com mais valias para a economia, sociedade, cultura e ambiente”. “Investir na certificação dos destinos é um atrativo para os turistas do futuro que, mais do que nunca, vão valorizar práticas sustentáveis”, acrescenta.
A Câmara de Castro Daire reitera que a sustentabilidade constitui “uma das principais aliadas do turismo” e que o setor tem de continuar a adaptar-se para “corresponder a um elevado nível de satisfação e exigência dos turistas”.
“Garantir uma experiência memorável é um dos principais objetivos, a par da consciencialização sobre questões ligadas à sustentabilidade e práticas que a promovam”, salienta o município. Este ano, Castro Daire foi finalista dos prémios GD Story Awards da Green Destinations, que distinguem os melhores destinos sustentáveis do mundo, por causa da Última Rota da Transumância.