No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e os municípios da região assinaram em Aguiar da Beira a Carta de Compromisso com a Sustentabilidade, que a coloca no centro da estratégia regional.
O documento foi assinado numa cerimónia à margem da reunião do Conselho Intermunicipal de novembro e propõe “uma abordagem orientada para a sustentabilidade, alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Agenda 2030”, realça a CIM.
A entidade intermunicipal e as autarquias de Viseu Dão Lafões comprometeram-se a serem “agentes de mudança, empenhados numa gestão territorial equilibrada e sustentável, que protege a diversidade cultural e o património natural e imaterial da região, promovendo, em simultâneo, um desenvolvimento económico inclusivo”.
A Carta de Compromisso define ações e políticas concretas para alcançar o objetivo de “um território mais sustentável, resiliente e inclusivo”.
Entre essas ações, estão a sensibilização e cooperação “para a valorização da diversidade cultural e patrimonial da região”, o intercâmbio de boas práticas e conhecimentos, a promoção de projetos de referência que “valorizem a herança cultural de Viseu Dão Lafões”, o desenvolvimento de programas educativos e de investigação “focados na sustentabilidade e na diversidade cultural” e a integração de novas tecnologias para “potenciar o conhecimento e preservação do património regional”.
A CIM Viseu Dão Lafões também anunciou que pretende candidatar-se à iniciativa europeia 2030 Catalysts, que visa apoiar territórios que procurem implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planeamento regional e garantir que as intervenções tenham um impacto positivo e duradouro no território.
A entidade refere que o compromisso de sustentabilidade assinado com os municípios estimula a participação no projeto europeu.