No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O Centro Tecnológico Especializado Industrial da Escola Profissional de Tondela entrou em funcionamento com o novo ano letivo, permitindo assim aos alunos deste estabelecimento de ensino tirar partido dos novos equipamentos e de todas as tecnologias de ponta que foram instaladas com recurso ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Um caso de “sucesso”, afirma a direção da Escola Profissional, e que mereceu a visita do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR Pedro Dominguinhos.
“O centro Tecnológico foi um dos primeiros do país a ser instalado, facto que parece ter despertado a curiosidade desta entidade, uma vez que este processo foi concluído no tempo recorde de 13 meses, mas que implicou, ainda assim, a apresentação da candidatura, a respetiva aprovação, o procedimento concursal de concurso público internacional, adjudicação e fornecimento dos equipamentos”, refere o diretor da Escola, Miguel Rodrigues.
O valor do investimento, que ascende a mais de 1,7 milhões de euros permitiu adquirir recursos e equipamentos, fundamentalmente nos domínios da Mecatrónica, Eletrónica Automação e Comando, Manutenção Industrial – Electromecânica e Mecatrónica Automóvel). “Representa uma aposta clara na melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos e, consequentemente, da qualidade desta formação de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada, em linha com a evolução do tecido industrial”, sublinha ainda Miguel Rodrigues.
Durante a visita, a comitiva percorreu todos os espaços e valências do Centro Industrial e deu a conhecer àquele responsável os diferentes tipos de equipamentos adquiridos e quais as sua funções e potencialidades e, ao mesmo tempo, de interagir com os alunos que, durante a visita, foi encontrando nos espaços.