A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Pedro Escada
A primeira edição do Torneio Académico de Futebol decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no campo relvado do Campus Politécnico. Sete equipas e cerca de 120 atletas vão jogar futebol numa prova organizada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), em parceria com a Associação de Futebol de Viseu (AFV). Em Viseu vão estar durantes dos pólos de Viseu e Lamego.
O primeiro jogo começa às nove da manhã e a fase de grupos decorre até ao início da tarde. Durante a tarde há meias finais e a final que decidirá a equipa vencedora.
Equipas:
Punami Men’s
Lakakas
Vale Bujas
Os Amigos
Os Comunicadores
Inacreditável FC
Os de Lamego
Calendário da primeira edição do Torneio Académico de futebol:
Fase de grupos:
09:00h – PUNANI MEN´S x LAKAKAS
09:30h – VALE BUJAS x OS AMIGOS
10:00h – PUNANI MEN´S x VALE BUJAS
10:30h – LAKAKAS x OS AMIGOS
11:00h – OS AMIGOS x PUNANI MEN´S
11.30h – LAKAKAS x VALE BUJAS
12:00h – OS COMUNICADORES x INACREDITÁVEL FC
12:30h – OS DE LAMEGO x OS COMUNICADORES
13:00h – INACREDITÁVEL FC x OS DE LAMEGO
Meias-finais:
14:30h – 1.º Classificado do GRUPO A | 2.º Classificado do GRUPO B
15:15h – 1.º Classificado do GRUPO B | 2.º Classificado do GRUPO A
Final: 16:10h
Entrega de prémios: 16:45h
A primeira edição do Torneio Académico de Futebol surge um ano depois de o Politécnico ter-se estreado neste torneio na modalidade de futsal. A prova decorreu entre 8 e 11 de maio de 2023, no Pavilhão Desportivo do Campus Politécnico do Politécnico de Viseu. A primeira edição do Torneio Académico de Futsal juntou 80 estudantes das escolas da instituição de ensino superior. Na nota que deu conta da organização da prova, o instituto liderado por José Costa vincou que “são princípios fundamentais das entidades promotoras, os princípios da ética e da verdade desportiva, devendo ser observados por todos os agentes desportivos, órgãos e organismos intervenientes no desenrolar da Prova” e que “todos os intervenientes na Prova devem atuar de forma a prevenir e evitar comportamentos antidesportivos, designadamente de violência, dopagem, corrupção, racismo, xenofobia ou de qualquer outra forma de discriminação”.
Presidentes do IPV e da AFV estão de acordo: desporto pode e deve ligar-se com carreira académica
O líder do IPV afirmou na altura que “a promoção da Saúde, do Bem-estar, do Desporto e da Sustentabilidade são objetivos institucionais” e frisou que a parceria estabelecida com a Associação de Futebol de Viseu estava ligada com essa preocupação. O presidente da Associação, José Carlos Lopes, referiu à época que este torneio era “marcante para a própria Associação de Futebol de Viseu” que, disse o presidente, abriu “a sua atividade aos estudantes do ensino superior, proporcionando-lhes a prática desportiva, neste caso o futsal, de forma organizada e competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento integral dos estudantes”.