A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A companhia Ritual de Domingo apresenta este sábado (23 de novembro) a peça “A Matança do Porco do Pai” na Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Oliveira de Baixo, em Bodiosa (Viseu).
O espetáculo escrito, encenado e coprotagonizado por Sónia Barbosa reflete sobre as tensões e complexidades familiares e explora os complexos rituais de poder e violência enraizados na vida quotidiana.
Segundo a Ritual de Domingo, a peça conta a história de uma família que vive à sombra de um pai opressor numa narrativa onde a figura do porco é central, simbolizando as relações de submissão e a violência latente no núcleo familiar.
O texto foi escrito a partir de uma pesquisa sobre a tradição da matança do porco, associada às hierarquias de poder e autoridade dentro da família, aos rituais comunitários onde a violência tem um papel importante, e ao choque geracional e cultural vivido nas últimas décadas.
O espetáculo está marcado para as 21h00 deste sábado e a reserva pode ser feita através do endereço de e-mail geral@ritualdedomingo.pt.
O bilhete custa 6 euros para o público e 4 euros para estudantes e pessoas com mais de 65 anos.