Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Refood Viseu instalou painéis solares e comprou duas viaturas elétricas para reforçar o fornecimento de alimentos a pessoas carenciadas no âmbito do projeto “Rodas Sustentáveis para Alimentar”, com o qual a instituição foi uma das entidades vencedoras do programa EDP Energia Solidária em 2023.
A iniciativa, que começou no início deste ano e terminou recentemente, permitiu à Refood “reforçar os seus recursos operacionais, bem como o seu compromisso com a sustentabilidade no serviço à comunidade que presta”, sublinhou a associação em comunicado.
A Refood acrescentou que o “Rodas Sustentáveis para Alimentar” foi importante “não apenas pelo investimento que nos permitiu assegurar em termos operacionais, como também pelo seu contributo para o desenvolvimento de sociedades mais sustentáveis”.
“Com este projeto, a Refood Viseu está no caminho da neutralidade carbónica nas suas rotas de recolha e entrega de alimentos, ao mesmo tempo que dá um passo importante para a independência operacional e uma intervenção ainda mais responsável em termos ambientais”, reiterou.
Nesse sentido, a associação adquiriu duas viaturas elétricas que colmataram a falta de transporte próprio para a recolha e entrega de alimentos, garantindo “a sua própria mobilidade sustentável e servindo a comunidade de forma mais eficiente e sem restrições logísticas”. O investimento foi feito com o apoio da Junta de Freguesia de Viseu, entre outras entidades.
Ao mesmo tempo, a instituição instalou 20 painéis fotovoltaicos com uma potência instalada de 10,8 kilowatts, mitigando o impacto ambiental da atividade e gerando energia limpa necessária para o carregamento da nova viatura elétrica e para outras atividades no centro de operações, situado nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.
Nos últimos sete meses de utilização dos painéis, a Refood conseguiu reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 6,66 toneladas, o equivalente à plantação de 110 árvores e a uma poupança de 1.927 euros na fatura da luz.
A instituição também promoveu ações de formação para a transição energética, envolvendo 381 pessoas incluindo beneficiários e voluntários da Refood, seniores do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia e das oficinas da Freguesia de Viseu e alunos da escola profissional Profitecla e da Escola Básica João de Barros, entre outros. Também foram criados materiais informativos que abordam as boas práticas de eficiência energética, mobilidade sustentável e energias renováveis.
A coordenadora da Refood Viseu, Cláudia Columbano, diz que o núcleo está satisfeito com o projeto e que este foi uma “grande mais-valia” para a missão da instituição que dá apoio a centenas de pessoas na região, incluindo dezenas de crianças.