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O Turismo do Centro está a participar no Congresso Mundial de Turismo do Interior, que arrancou esta terça-feira (26 de novembro) em Cáceres (Espanha).
A entidade regional apresenta a sua oferta turística no certame que reúne empresários, profissionais do setor, académicos e representantes institucionais de diversos destinos turísticos do mundo. O objetivo é analisar os desafios da atividade turística nas regiões mais afastadas dos centros de decisão.
A vice-presidente do Turismo do Centro, Anabela Freitas, destacou no primeiro painel do congresso a necessidade de haver uma melhor articulação e coordenação entre os vários agentes turísticos. A dirigente defendeu ainda a criação de uma marca de turismo na zona fronteiriça Portugal-Espanha, afirmando que é “urgente eliminar esta barreira que ainda existe” entre os dois países.
“O que todos queremos é atrair turistas, que deixem dinheiro no território, para o desenvolver e para dar mais qualidade de vida a quem neles vive. O turismo só é bom se der qualidade de vida a quem vive nos territórios”, concluiu.
“Um posto de turismo em Idanha-a-Nova tem de estar capacitado para informar qual é a oferta em Cáceres, e vice-versa. Mas mesmo dentro da própria região Centro, um posto de turismo no litoral tem de saber informar qual é a oferta turística que existe em outros pontos da região. A palavra-chave é coordenação. Só na região Centro, temos 19 entidades com responsabilidades em matéria turística, pelo que a coordenação é fundamental”, afirmou Anabela Freitas.
A responsável defendeu ainda a inclusão dos agentes privados na discussão sobre o turismo. “Podemos delinear inúmeras estratégias mas nenhuma pode ser delineada sem os privados. São os privados quem vai implementar essas estratégias, pelo que têm de ser pensadas em conjunto”, disse.
Organizado pela Associação Ibérica de Turismo do Interior, o Congresso Mundial de Turismo do Interior, que decorre até quarta-feira (dia 27), inclui ainda uma área de exposição, onde os destinos do interior apresentam as suas propostas, e outra de networking que promove a criação de contactos entre os participantes.