Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
por
Rita Mesquita Pinto
por
Jorge Marques
por
Diogo Pina Chiquelho
A concessionária de autoestradas Ascendi, que gere a A25, e a GNR promoveram uma ação de formação especializada para equipas de assistência e vigilância sobre a recolha de animais em situação de risco.
O projeto envolveu cerca de 90 trabalhadores da Ascendi. O objetivo foi dotá-los das melhores práticas na abordagem e recolha de canídeos e garantir que as equipas “estão preparadas para atuar de forma segura e eficaz, promovendo assim a segurança rodoviária das pessoas e permitindo também a proteção dos animais”, sublinham a Ascendi e a GNR em comunicado.
A formação certificada, conduzida pelo Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, focou-se em técnicas avançadas de captura e recolha de animais em situações de risco.
“Esta capacitação permitiu às equipas da Ascendi responder de forma rápida e segura, minimizando o impacto no trânsito e protegendo a integridade dos utilizadores, colaboradores e dos animais envolvidos”, acrescenta a nota.
Segundo a Ascendi e a GNR, o impacto da ação de formação vai refletir-se na segurança dos condutores que circulam nas autoestradas “ao minimizar os riscos associados à presença de animais nas autoestradas, fortalecendo o compromisso contínuo de ambas as entidades em elevar os padrões de segurança rodoviária e bem-estar animal”.
A Ascendi e a GNR referem ainda que a partilha de conhecimento e a criação de parcerias sociais e institucionais “são essenciais para garantir que as equipas no terreno têm as melhores ferramentas à sua disposição, para aplicar no dia-a-dia das suas exigentes atividades”. “Esta cooperação é um exemplo claro de como a união de esforços pode maximizar a segurança de todos”, dizem.