casa_da_cultura_scdao
academia andebol sps 2024 2025
condicionamento trânsito
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…

04.02.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.02.25

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25
Home » Notícias » Diário » Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia

Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia

Eduardo Mendes, diretor clínico e coordenador de Ortopedia no Hospital CUF Viseu, explica em que situações se deve procurar observação médica e de que forma o diagnóstico atempado e uma abordagem especializada e multidisciplinar podem fazer a diferença

 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia
01.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia
05.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia

Com o objetivo de prestar uma resposta diferenciada na área da Ortopedia, o Hospital CUF Viseu aposta cada vez mais num corpo clínico especializado, bem como nos mais modernos equipamentos e tecnologias para diagnóstico e tratamento das patologias musculoesqueléticas e osteoarticulares. Eduardo Mendes, diretor clínico e coordenador de Ortopedia no Hospital CUF Viseu, explica em que situações se deve procurar observação médica e de que forma o diagnóstico atempado e uma abordagem especializada e multidisciplinar podem fazer a diferença no decurso destas doenças cada vez mais prevalentes na população

Quais as patologias mais comuns que levam à procura de um especialista em Ortopedia?

As patologias musculoesqueléticas e osteoarticulares, cada vez mais prevalentes na população, têm um grande impacto na mobilidade e qualidade de vida das pessoas. As mais comuns são as decorrentes de traumatismos, como as fraturas ou entorses, mas também aquelas que estão associadas a processos degenerativos. A artrose, que se caracteriza pela progressiva perda de cartilagem da articulação, é a mais comum a partir dos 40 anos, estimando-se que ocorra em 90% da população adulta. Apesar de poder afetar qualquer articulação do corpo, atinge mais frequentemente as mãos, joelhos, ancas, e coluna vertebral. Lesões e deformidades na mão e punho também são comuns na população adulta, como é o caso do dedo em gatilho e do síndrome do túnel cárpico. Na população envelhecida, a osteoporose – que ocorre devido à perda da massa óssea – é muito frequente e leva a que exista um maior risco de fraturas, com traumatismos minor.

De destacar as doenças da coluna vertebral, que são a maior causa de incapacidade a nível mundial e a dor lombar é uma das principais causas de ida ao médico, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Os jovens também sofrem com problemas musculoesqueléticos?

Sem dúvida. Estas doenças não afetam apenas os idosos e é importante que os pais estejam atentos e procurem um especialista atempadamente.

A atividade física e desportiva de competição começa cada vez mais cedo, com níveis de exigência elevados. De tal facto resultam por vezes lesões de gravidade habitualmente presentes em idades mais avançadas. Exames médico-desportivos e treinos bem adaptados são fatores preventivos de lesão.

Qual a abordagem do Hospital CUF Viseu no tratamento destas doenças?

No Hospital CUF Viseu garantimos uma resposta abrangente às várias patologias e procuramos que os cuidados de saúde sejam cada vez mais personalizados. Privilegiamos uma abordagem minimamente invasiva e temos ao nosso dispor as tecnologias mais avançadas, como é o caso da tecnologia 3D, técnicas endoscópicas da coluna vertebral, neuromonitorização intra-operatória, neuronavegação para, por exemplo, a colocação de implantes, que nos permitem reduzir o tempo das cirurgias e melhorar a qualidade e segurança das mesmas, reduzindo também o tempo de internamento e proporcionando uma recuperação mais rápida. 

A aposta em tecnologia de ponta tem permitido ao Hospital CUF Viseu dar uma resposta mais diferenciada às necessidades dos doentes e aumentar o acesso da população da região a tecnologia de vanguarda, permitindo diagnósticos e tratamentos de maior precisão.

Mas se a tecnologia é fundamental para o sucesso do diagnóstico e tratamento, a diferenciação e experiência da equipa é igualmente importante. É neste sentido que temos vindo a apostar numa subespecialização por área anatómica assim como na abordagem multidisciplinar, fundamental para dar resposta às necessidades de saúde cada vez mais complexas. 

Porque é importante uma equipa diferenciada para o sucesso do tratamento?

A equipa de Ortopedia do Hospital CUF Viseu está organizada em subespecialidades, como sejam, Ombro, Anca, Coluna, Joelho, Mão, Pé e tornozelo, o que permite garantir uma resposta mais adequada às necessidades específicas de cada pessoa. Cada especialista tem conhecimentos específicos e habilidades para lidar com as patologias específicas que são da sua área de atuação, daí ser importante a procura de ajuda diferenciada e de profissionais dedicados à patologia em questão. 

Temos procurado alargar a nossa oferta, com reforço da equipa ao nível da Ortopedia Pediátrica, do pé e tornozelo e ainda, na traumatologia desportiva e preventiva através dos exames médico-desportivos.

A nossa equipa não trabalha de forma isolada mas sim em articulação com outras especialidades como sejam a Neurocirurgia, Fisiatria, Medicina Geral e Familiar, entre outras, para que possamos dar uma resposta abrangente às necessidades de saúde de cada pessoa. 

Pode dar um exemplo concreto dessa resposta multidisciplinar?

Tomando como exemplo a patologia da coluna, que é muito prevalente na população e que exige uma abordagem integrada por uma equipa experiente, destaco a resposta da Unidade da Coluna. São vários os especialistas envolvidos desde Neurocirurgiões, Ortopedistas, Fisiatras, Fisioterapeutas, Radiologistas, Anestesiologistas, entre outros. Regularmente são realizadas reuniões para discussão de casos clínicos onde cada especialista apresenta a sua visão, fruto da sua experiência, para, em conjunto, avaliarem a melhor abordagem para o doente, o que traz inúmeras vantagens. Na Unidade da Coluna os nossos médicos são experientes em técnicas minimamente invasivas e dispõem de tecnologia de ponta para solucionar, da forma mais adequada, o problema de cada doente que nos procura. Só desta forma é possível prestar melhores cuidados de saúde com toda a segurança e qualidade. 

Que mensagem gostaria de deixar à população?

Estejam atentos aos sintomas, procurem o médico atempadamente e mantenham uma vigilância médica regular, pois o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido e um melhor prognóstico.

Nunca é demais relembrar para a adoção de estilos de vida saudáveis. É importante que a população se mantenha ativa e é igualmente fundamental praticar atividades adaptadas à faixa etária e situação de cada pessoa, que podem passar por caminhadas, hidroginástica ou outras atividades físicas aconselhadas pelo seu médico.

Equipa de Ortopedia do Hospital CUF Viseu: 

Eduardo Mendes – Coordenador

Ana Sofia Costa

Carla Martins

David Pereira

Francisco Agostinho

João Moreno

José António Gomes

Luís Machado Rodrigues

Manuel Fernandes Leirinha

Maria Rita Vaz

Miguel Varzielas

Nuno Simões

Oliana Tarquini

Pedro Carvalhais Simões

Ugo Fontoura

Zico das Neves Gonçalves

 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia
pub
 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia

Outras notícias

pub
pub
 Hospital CUF Viseu com resposta diferenciada em Ortopedia

Notícias relacionadas

Procurar