Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
De forma a combater o abandono e passar a mensagem de que um animal não é um presente, o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu vai suspender a adoção de animais de companhia entre os dias 10 e 30 de dezembro.
“A partir do dia 10, não doamos animais a ninguém. Existimos há mais de 30 anos e já percebemos que alguns dos animais que saíam em dezembro, acabavam por voltar em janeiro”, conta Ana Vaz, presidente da associação.
O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu é uma das instituições que recolhe animais abandonados no distrito de Viseu. Apesar de os números relativos a 2023 serem positivos, Ana Vaz, presidente da associação, conta que, na época de Natal, os animais eram considerados um presente desejado “até que as pessoas percebiam que, ao se habituarem à nova casa, os animais cometiam as suas “asneiras” e acabavam por devolvê-los”.
Mais de 1500 animais adotados no distrito de Viseu
No ano passado, no distrito de Viseu, foram recolhidos 1757 animais e adotados 1600. Em Lamego e Tondela, as adoções foram superiores às recolhas. No município de Lamego foram realizadas 178 adoções e 144 recolhas. Em Tondela, foram recolhidos 163 animais e 188 animais voltaram a ter uma casa.
Os números mais baixos de adoções registaram-se em Penalva do Castelo e Sátão, com 85 animais recolhidos e apenas 12 adoções em Penalva do Castelo. Em Satão, 98 cães e gatos foram recolhidos e 38 adotados.
As câmaras municipais continuam a promover a adoção e a esterilização como forma de controlar a quantidade de animais abandonados. Em 2023, a nível nacional, foram esterilizados 67.690 cães e gatos, um aumento impressionante de 192% em relação a 2019, quando o número foi de 23.191.
As adoções em Portugal também evoluíram significativamente, com um crescimento de 67% nos últimos cinco anos, passando de 18.187 animais adotados em 2019 para 30.425 no ano passado.