Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Os apicultores de Mangualde estiveram reunidos na segunda edição do Api Days, que decorreu recentemente e já é considerado pela organização como “um dos maiores eventos dedicados ao setor apícola a nível regional”.
Promovida pela Renascer Refloresta – Cooperativa Agro-Silvícola de Mangualde, o evento destacou-se “pela troca de conhecimentos, parcerias estratégicas e valorização do papel da apicultura na economia sustentável”, sublinha a entidade. Segundo a cooperativa organizadora, os apicultores reivindicaram no encontro uma maior simplificação dos processos burocráticos por parte do Ministério da Agricultura, para facilitar o acesso aos apoios.
O ministro da pasta, José Manuel Fernandes, também foi elogiado pelo aumento dos subsídios ao setor e pelas ações tomadas depois dos incêndios de setembro que afetaram o concelho. O presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, participou no evento, representando a autarquia que apoiou a iniciativa.
Além dos apicultores e de outras entidades e empresas, o evento juntou como palestrantes representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e de laboratórios especializados.
Em comunicado, a Renascer Refloresta – que junta mais de 500 cooperadores responsáveis por 20 mil colmeias – diz que reafirmou o compromisso com os setores apícola, florestal e agrícola e destaca os avanços no apoio técnico, geração de emprego qualificado e formação especializada como o recém-aprovado Centro de Formação Modular, cofinanciado pelos fundos europeus através do programa Pessoas 2030.
A cooperativa reforça ainda “a importância da colaboração entre instituições, governos e a comunidade para superar desafios e garantir o desenvolvimento sustentável”, remata.