Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Há 137 empresas do distrito de Viseu que foram distinguidas com o selo PME Excelência 2023. São mais cinco pequenos e médios negócios reconhecidos em comparação com a edição anterior da iniciativa.
Os resultados foram apresentados esta quarta-feira (4 de dezembro) pelo IAPMEI. O comércio é novamente o setor mais representado com 33,09 por cento das pequenas e médias empresas reconhecidas na região. Já 29,41% das PME distinguidas trabalham na indústria, enquanto 14,71% dedicam-se à construção e ao imobiliário.
Os transportes representam 8,82% e os serviços 7,35%, enquanto que as empresas do turismo constituem 3,68% das PME Excelência e as da agricultura 2,94%.
Segundo o IAPMEI, a maioria das PME Excelência do distrito são do concelho de Viseu (49). Seguem-se Mangualde, Nelas e Tondela com nove empresas cada, Castro Daire com sete, Oliveira de Frades e Vouzela com seis cada, e Mortágua, Sátão e Tarouca com cinco cada.
A lista continua com os concelhos de Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Lamego, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Sernancelhe com três PME Excelência. Já Resende, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira têm duas empresas, enquanto Armamar, Cinfães e Penedono têm uma.
O distrito de Viseu representa 3,3 por cento das 4.136 empresas reconhecidas como PME Excelência em todo o país, destacou ainda o IAPMEI.
Quanto às contas, as empresas PME Excelência do distrito tiveram um volume de negócios de 693,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 22,64 por cento em comparação com 2022. As exportações também aumentaram 33,23% para os 155,9 milhões de euros.
O resultado EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das empresas rondou os 147,1 milhões de euros, enquanto o resultado líquido atingiu os 100,5 milhões.
O PME Excelência é um selo de reputação atribuído pelo IAPMEI que permite às pequenas e médias empresas relacionarem-se com fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais “numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios”.
“Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas”, acrescenta a agência. As PME Excelência são selecionadas a partir do universo das PME Líder.
A lista completa das empresas pode ser consultada no site do IAPMEI.