O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
O Teatro Viriato, em Viseu, apresenta o espetáculo “Antiprincesas: Catarina Eufémia”, dirigido e interpretado por Cláudia Gaiolas, com sessões entre os dias 5 e 7 de dezembro. A peça, com 40 minutos de duração, integra o ciclo “Antiprincesas”, dedicado a figuras femininas que marcaram a história, com destaque para as heroínas da vida real.
O espetáculo apresenta sessões a grupos escolares do 1.º Ciclo esta quinta-feira, às 15h00, e amanhã (6 de dezembro) às 10h30 e às 15h00.
Para as famílias, há duas sessões no sábado também às 10h30 e às 15h00.
A peça retrata a vida de Catarina Eufémia, uma camponesa alentejana cuja história é marcada pela resistência às injustiças sociais e pela luta por um mundo mais justo. Catarina é descrita como uma heroína que enfrentou os poderosos sem nunca perder a alegria e a sua voz.
“Antiprincesas: Catarina Eufémia” tem Direção e Interpretação de Cláudia Gaiolas, Leonor Cabral como assistente de Direção, Dramaturgia de Alex Cassal, Cenografia de Carla Martinez, Figurinos de Ainhoa Vidal, a Sonoplastia está ao cargo de Teresa Gentil e Armando Valente na Produção Executiva.
O espetáculo é uma coprodução do Teatro Viriato, com apoio de várias instituições, como a Quinta Alegre e o Centro Cultural da Malaposta, numa encomenda do São Luiz Teatro Municipal e EGEAC, em parceria com o Município de Mértola e o Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser.
Cláudia Gaiolas apresenta esta peça como uma forma de contar aos mais novos a história de Catarina Eufémia e dá destaque à sua coragem e resiliência.