O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
O presidente da Câmara de Viseu anunciou esta quinta-feira que o Governo vai dar a garantia a curto prazo de que a ligação entre Viseu e Coimbra terá perfil de autoestrada. Fernando Ruas disse que não quer saber qual a forma como vai ser feita a ligação, mas que a garantia vai ser dada e anunciada em Viseu.
“Não sei qual a solução que o Governo vai apresentar. O que eu quero é quatro vias” em toda a distância do atual IP3, sustentou, informando que já teve reuniões com vários ministérios onde o assunto foi abordado, entre eles o das Infraestruturas e Coesão Territorial. Sublinhou ainda que as declarações do ministro da Presidência são “um bom sinal”.
Leitão Amaro disse na quarta-feira, em Tondela, durante as comemorações dos 25 anos da farmacêutica Fresenius, que o próximo passo seguinte seria, precisamente, o anúncio da ligação rodoviária em perfil de autoestrada . “Não é possível ambicionar este potencial industrial que esta região tem, a cidade de Viseu, a região da CIM Viseu Dão Lafões, se não acontecer”, declarou na altura em que abordou também a ferrovia com a abertura da linha da Beira Alta.
Sobre o IP3, Fernando Ruas voltou a frisar que não lhe interessam placas inaugurativas (referindo-se ao anúncio que foi feito por Sócrates em 2012 e que prometia a autoestrada), mas que a ligação entre as duas capitais de distrito seja efetivamente com quatro vias.
Já anteriormente o autarca social-democrata tinha defendido que fosse feita uma via nova a partir do local onde acabam as duas por duas (vias) que vêm de Souselas até onde começam as duas por duas (vias) para Viseu, junto ao nó de Santa Comba Dão, ou seja na zona da Livraria do Mondego.
Fernando ruas voltou também a referir que não se recandidata a um segundo mandato se o Governo não cumprir com esta promessa, entre outras que o autarca quer ver garantidas e concretizadas.
Em agosto, a Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a empreitada de requalificação do Itinerário Principal 3 no troço entre Santa Comba Dão e Viseu à multinacional espanhola Ferrovial por cerca de 103 milhões de euros e que consiste na requalificação e duplicação daquela estrada entre Santa Comba Dão e o nó de Viseu da A25.