No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Comissão Social da Freguesia de Viseu está a promover uma iniciativa solidária de recolha de bens para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica. A recolha, organizada até ao dia 7 de janeiro é focada em cobertores e lençóis, devido ao frio que se tem feito sentir na cidade. Roupas, produtos de higiene e alimentação são igualmente aceites e bem-vindos.
“Estamos com falta de cobertores. Esta é uma altura crítica em que o frio é intenso. Dezembro é um mês que recebemos muitas famílias vindas do Brasil, devido ao fim do ano letivo no país. Muitos chegam mal preparados para o frio e acabam por procurar essas instituições”, afirma Armanda Branquinho, técnica de educação social da Comissão Social da Freguesia de Viseu. Além disso, as baixas temperaturas tornam a situação ainda mais difícil para as pessoas em situação de sem-abrigo.
A campanha tem como data limite o dia 7 de janeiro, mas a técnica garante que as doações feitas após esse período também são aceites e bem-vindas.
“Se alguém quiser doar depois do dia 7 de janeiro, será sempre bem-vindo. Temos sempre iniciativas de ajuda interna ao longo do ano, que não são tão divulgadas, mas que também têm uma grande adesão da comunidade. Estamos de braços abertos para receber toda a ajuda”, garante Armanda Branquinho.
As doações podem ser entregues na Junta de Freguesia de Viseu, que posteriormente encaminhará os bens para as instituições de solidariedade. Também é possível fazer as entregas diretamente na Cáritas Diocesana de Viseu, no Centro Social da Paróquia do Coração de Jesus, no Quartel da Paz – CSPSJ, ou na Santa Casa da Misericórdia de Viseu, nos dias úteis das 10h às 17h.