O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
por
Pedro Escada
por
Pedro Escada
A construção de um Pavilhão Desportivo Municipal em Viseu é uma necessidade premente e um investimento de elevada relevância para a nossa comunidade. Este projeto não visa apenas suprir a lacuna da inexistência de uma infraestrutura adequada e atualizada, mas também representa uma oportunidade única de promover o desporto em todas as suas vertentes, especialmente nas modalidades de pavilhão, que têm um potencial imenso para a formação integral dos nossos jovens.
Os clubes e associações desportivas desempenham um papel fundamental na formação de valores como o trabalho em equipa, a perseverança e a disciplina. A falta de um pavilhão municipal moderno tem sido um obstáculo significativo para o desenvolvimento das suas atividades. O atual pavilhão do Fontelo, juntamente com o pavilhão Cidade de Viseu e os vários pavilhões escolares usados pelas diversas coletividades não são suficientes para a crescente dinâmica desportiva do Concelho.
A criação deste espaço permitirá que essas entidades realizem o seu trabalho de formação de uma forma mais eficaz, proporcionando aos jovens um ambiente propício para a aprendizagem e para a prática desportiva. A formação de atletas vai muito além da técnica, ela envolve a formação de cidadãos comprometidos, respeitosos e socialmente responsáveis, prontos para contribuir positivamente para a comunidade, pelo que, apesar de representar um investimento avultado, o mesmo nunca será um custo, mas sim um investimento preponderante para a harmonia social futura da nossa comunidade.
Além do impacto no desenvolvimento pessoal dos jovens, a edificação deste espaço terá, igualmente, um efeito positivo na economia local. Com a capacidade de acolher provas nacionais e internacionais de diversos desportos, Viseu poderá consolidar-se como um destino de eventos desportivos, atraindo visitantes de diversas partes do País e do Mundo. Isso não só eleva o nome da nossa cidade, mas também serve como uma poderosa fonte de motivação para os jovens, incentivando-os a envolverem-se cada vez mais na prática desportiva e a sonharem em grande.
Este Pavilhão será muito mais do que um espaço para a prática desportiva, será um local onde as famílias poderão apoiar os seus, onde os jovens poderão sonhar e onde o desporto poderá ser celebrado em todas as suas dimensões.
Em suma, a sensibilização para a concretização deste investimento é uma responsabilidade coletiva que deve ser abraçada por todos nós. É uma oportunidade de transformar a realidade desportiva do nosso concelho, de investir no futuro dos nossos jovens e de criar um legado que, sem dúvida, terá um impacto positivo nas próximas gerações.
É hora de juntos lutarmos por esta causa e garantir que Viseu tenha o espaço que merece para acolher os desportos de pavilhão, garantindo assim que, no futuro, possamos ambicionar ser, novamente, a Capital Europeia do Desporto, que tanto nos orgulhou.
O nome proposto seria a “cereja no topo do bolo”. Quantas cidades portuguesas se podem orgulhar de ter um dos seus como Campeão Olímpico? Poucas. E quantas têm o primeiro Campeão Olímpico Português? Só nós! Seria um orgulho para os Viseenses e simultaneamente uma bonita homenagem da cidade a Carlos Lopes, que o eternizaria como a grande referência desportiva para os jovens do Concelho de Viseu.
Acreditar neste projeto é acreditar no potencial de cada jovem, na força da nossa comunidade e na construção de um futuro mais saudável e ativo para todos.
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
por
Pedro Escada
por
Margarida Benedita