O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reuniu com o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (USL) Viseu Dão-Lafões para abordar a progressão na carreira, a harmonização de direitos e vínculos precários.
Apesar do SEP ter solicitado à Direção Executiva do SNS a retificação do número de postos de trabalho para aumentar o mapa de pessoal em cerca de 125 vagas, o Conselho de Administração não obteve aprovação. Assim a conversão de contratos a termo incerto fica impedida, agravando a precariedade dos vínculos.
Em resposta, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma concentração com conferência de imprensa para o dia 12 de dezembro, de forma a exigir soluções e alertar para a carência de recursos neste período de inverno.
O Conselho de Administração já concluiu a análise em relação à contabilização dos pontos e descongelamento das progressões. Está assim previsto, em dezembro o reposicionamento e pagamento de retroativos aos enfermeiros que reúnam as condições necessárias. Os enfermeiros serão notificados da recontagem de pontos atribuída.
Ficou reafirmado que o tempo de serviço prestado no SNS, mesmo com interrupções entre contratos, é contabilizado para a atribuição de dias de férias adicionais. O Serviço dos Enfermeiros Portugueses alertam os sócios para reportarem casos em que a norma não seja aplicada.