Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Sé de Viseu acolhe esta sexta-feira (20 de dezembro) a celebração diocesana da partilha da Luz da Paz de Belém, que vai ser recebida pelos agrupamentos de escuteiros da Diocese para depois a levarem para as suas paróquias.
Segundo a Junta Regional de Viseu dos escuteiros, a Luz da Paz pretende ser “um símbolo de alegria que reúne pessoas em celebrações e atos de bondade, criando laços e promovendo a felicidade coletiva”. Este ano, o tema associado é “Luz da Paz de Belém, navegamos por rotas de alegria e paz”.
A organização apela aos agrupamentos de escuteiros que estejam representados na cerimónia para “poderem levar e partilhar” a luz e que levem uma vela ou outro meio para transportarem em segurança até às paróquias. A cerimónia na Sé está marcada para as 21h00 desta sexta-feira.
A Luz da Paz de Belém vem todos os anos da Gruta da Natividade, em Belém (local onde nasceu Jesus Cristo), e, antes de chegar a Portugal, já percorreu cerca de seis mil quilómetros. Chegou ao país no último domingo (15 de dezembro).
A iniciativa começou em 1986, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos. Desde 1989, a cerimónia é realizada em cooperação entre escuteiros e guias de vários países.
Todos os anos, uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Natividade e, depois, a partir de uma celebração ecuménica realizada na Áustria, essa mesma luz é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.
Também esta sexta-feira, a luz vai estar acesa nas escadas da Igreja dos Terceiros, com mil velas de paz da Cáritas a partir das 18h00.