A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viseu e Mortágua recebem nos próximos dias a iniciativa “O Dia Mais Curto”, que propõe uma vasta seleção de curtas-metragens em 108 sessões a decorrer num total de 44 concelhos do país. A “grande festa” dedicada aos filmes de curta duração, organizada pela Agência da Curta Metragem, decorre durante este mês de dezembro, com destaque para este sábado (dia 21).
Amanhã, o primeiro polo do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu (antiga Incubadora do Centro Histórico), na Rua do Comércio, recebe o evento numa coorganização com o projeto short/age. A partir das 21h30, vão ser exibidos os filmes do programa “Curtas do Mundo”, com cinco películas premiadas a nível internacional.
São elas “Been There” de Corina Schwingruber Ilić, “The Man who Could Not Remain Silent” de Nebojša Slijepčević, “On the Way” de Samir Karahoda, “Maybe Elephants” de Torill Kove e “Dancing in the Corner” de Jan Bujnowski. A entrada é gratuita.
Já em Mortágua, o Centro de Animação Cultural vai receber a partir da próxima segunda-feira (dia 23) os vários ciclos de curtas-metragens do “Dia Mais Curto”. Nesse dia, o programa começa às 14h30, com os filmes do programa “Amiguinhos” (voltado para os mais pequenos), e prolonga-se até ao início da noite.
Às 15h30, são exibidas as curtas de “Curtinhas para Todos” (curtas-metragens de animação para toda a família), seguidas das “Curtas do Mundo” e do “Best of Curtas” (filmes premiados no festival Curtas Vila do Conde) às 18h00. A última sessão está marcada para as 19h00, com as “Novas Curtas Portuguesas” (seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente).
Ainda em Mortágua, há mais sessões agendadas para as 18h00 do dia 26 (“Best of Curtas”) e do dia 27 (“Novas Curtas Portuguesas”).
Ao todo, em Portugal, são 26 as curtas-metragens apresentadas no “Dia Mais Curto”, uma iniciativa internacional que, ao mesmo tempo que celebra o cinema de curta-metragem, também assinala a chegada do inverno.
Entre as obras que vão ser exibidas, incluem-se curtas-metragens que integram a shortlist dos Óscares, bem como um filme premiado com o galardão de Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards. São eles “Percebes”, “Maybe Elephants”, “Beurk! (Yuck!)” e “The Man Who Could Not Remain Silent”.