A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Mortágua aprovou a atribuição de apoios financeiros de 92 mil euros às instituições particulares de solidariedade social e aos Bombeiros Voluntários do concelho.
A autarquia fala já de “uma tradição na quadra natalícia” e realça que os novos apoios são dados a estas e outras entidades locais que tenham fins de interesse público, “dando resposta a pedidos de apoio quer ao nível da atividade regular quer da realização de investimentos”.
Os apoios contemplam não só os Bombeiros locais, mas também a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, o Centro Balmar e o Jardim Escola João de Deus.
“A atribuição destes subsídios corresponde a uma prática regular e continuada do Município de apoio às instituições sociais do concelho. A aprovação destes apoios em concreto, nesta altura do ano, tem também um caráter simbólico, por todos os valores que envolvem a quadra natalícia, sendo um gesto de solidariedade com quem pratica a solidariedade todos os dias”, defende numa nota o executivo presidido por Ricardo Pardal (PS).
A Câmara de Mortágua refere que estas entidades sociais fazem “uma ação inestimável e da maior relevância na área social” e promovem o bem-estar de crianças e idosos, a inclusão social e o apoio a segmentos da população como idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, acrescenta o município, algumas das instituições têm projetos para ampliar instalações ou aumentar as respostas sociais, investimentos que “são do maior interesse tendo em vista a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável, coesão social e qualidade de vida da população”.
Quanto aos Bombeiros de Mortágua, a Câmara destaca as atividades desenvolvidas no âmbito da Proteção Civil “garantindo a segurança e o socorro das populações, o combate a incêndios urbanos, rurais e industriais, além dos serviços que presta de cariz social como o transporte de doentes para consultas e exames hospitalares”.
Os apoios estão enquadrados no Regulamento Municipal para Atribuição de Apoio a Entidades Terceiras e são formalizados através da celebração de protocolos quando os subsídios ultrapassam o valor de 1.000 euros.