No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O vencedor do prémio “Melhor Concerto” do Festival Emergente 2024 tem a oportunidade de realizar uma digressão nacional entre março e maio de 2025. O itinerário inclui espaços como o Carmo’81, em Viseu, o Bang Venue, em Torres Vedras, o Salão Brazil, em Coimbra, o Saliva Diva, no Porto, o República 14, em Olhão, e outros.
O Festival Emergente realiza a sua 6.ª edição entre os dias 26 e 28 de dezembro, no espaço B.O.T.A. (Base Organizada da Toca das Artes), na zona dos Anjos, em Lisboa. A organização afirma que o evento tem como principal missão “apoiar a nova geração da música portuguesa” e apresenta um cartaz que inclui sonoridades que vão “das raízes da música tradicional portuguesa e suas apropriações contemporâneas” ao techno, drum and bass, neo soul e indie rock.
Este ano, o festival conta com quatro artistas convidados: Surma, Maria Reis, Baleia Baleia Baleia e Agressive Girls. Para além disso, oito projetos ‘Super Emergentes’ foram selecionados de entre 94 candidaturas para competir pelos prémios Melhor Projeto e Melhor Concerto. São eles Bea Bandeirinha, Catarina Carvalho Gomes, Francisco Fontes, Hal Still Echoes, Ibsxjaur, Líquen, Pato Bernardo e Ya Sin.
O prémio Melhor Projeto, no valor de 1.500 euros, vai permitir ao vencedor gravar uma master de um álbum ou EP, com direção da produtora musical Suse Ribeiro. Já o prémio Melhor Concerto oferece a possibilidade de realizar uma digressão nacional por diferentes espaços culturais no país.
A programação da 6.ª edição começa na quinta-feira, 26 de dezembro, às 20h15, com as atuações de Agressive Girls, Líquen (21h15) e Ibsxjaur (22h00). Na sexta-feira, 27 de dezembro, Surma sobe ao palco, antecedida por Bea Bandeirinha (21h15) e Pato Bernardo (22h00). No sábado, 28 de dezembro, o programa começa às 17h30 com Francisco Fontes, seguido de Catarina Carvalho Gomes (18h15), Hal Still Echoes (20h15), Ya Sin (21h00) e Baleia Baleia Baleia. Maria Reis será a convidada principal da última noite.
Os bilhetes diários custam 12 euros, com a opção de um bilhete combinado para o dia e noite de sábado a 18 euros. O passe geral tem o custo de 30 euros e pode ser adquirido online, através da plataforma BOL ou no local, durante o festival.