Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Há mais 2.630 idosos do distrito de Viseu a receber o Complemento Solidário (CSI) no espaço de um ano. Os dados da Segurança Social revelam que, em novembro de 2024 (o mês com os números mais recentes), existiam 10.973 pessoas da região a receber o subsídio entregue a quem tem baixas reformas.
A maioria dos beneficiários do CSI no distrito de Viseu é do sexo feminino, com 7.367 mulheres, enquanto o CSI era também entregue a 3.606 homens. O valor médio mensal da prestação ronda os 217,64 euros, um aumento em comparação com o ano anterior.
Em novembro de 2023, havia 8.343 seniores do distrito a receber o Complemento Solidário. O valor médio da prestação rondava nessa altura os 164,30 euros por mês.
No último ano, o CSI foi alvo de mudanças. Em junho, o rendimento dos filhos deixou de contar para as condições de acesso ao apoio. O teto máximo passou a ser de 7.208 euros anuais para pensionistas individuais e de 12.614 euros para casais, sendo que os pensionistas recebem todos os meses a diferença entre os recursos atuais e o valor de referência.
Os beneficiários do CSI passaram ainda a poder contar com medicamentos gratuitos, precisando apenas de apresentar a receita médica na farmácia. Além disso, também têm uma comparticipação de 75 por cento na compra de óculos, lentes e próteses dentárias removíveis.
Após a entrada em vigor das novas regras, o número de beneficiários no distrito tem vindo a aumentar desde agosto, altura em que passou dos 8.393 para os 9.100. Em setembro, o número subiu para os 9.561 beneficiários. E, em outubro, ultrapassou os 10 mil. Antes, rondava sempre os oito mil os idosos do distrito que tinham direito ao CSI.
Já o valor médio do subsídio – que tem vindo a aumentar desde o final de 2022 – disparou para os 252,38 euros em maio de 2024, o maior valor do distrito em 18 anos de estatísticas compiladas pela Segurança Social.
Em 2011, registava-se o maior número histórico de beneficiários do CSI na região de Viseu: mais de 15 mil pessoas.
A partir deste mês de janeiro, o valor de referência do Complemento Solidário para Idosos passa a ser de 630 euros por mês, mais 30 euros do que o valor anterior, numa medida decidida pelo Governo, que já apontava para um aumento dos beneficiários com as novas regras.
O apoio é pago aos idosos de baixos recursos a partir dos 66 anos e quatro meses de idade. É acumulável com a pensão de velhice ou de sobrevivência e com a pensão de invalidez para quem não seja titular da prestação social para a inclusão.