Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Tondela entregou 106 incentivos à natalidade a famílias do concelho que tiveram filhos em 2024. A autarquia aponta para uma pequena subida (mais nove agregados familiares) face a 2023, tendo gastado 55.850 euros na medida.
Mais de metade dos apoios (55 por cento) foram entregues aos pais que tiveram o primeiro filho, seguido daqueles que tiveram o segundo filho (36%). A maioria dos requerimentos apresentados diz respeito a crianças do sexo masculino (57%). Em termos de localidades, grande parte dos requerentes vivem na União de Freguesias de Tondela e Nandufe (22%), Molelos (10%) e Santiago de Besteiros (9%).
Os incentivos foram entregues quase na totalidade (98%) a famílias com nacionalidade portuguesa. A Câmara de Tondela também deu incentivos a uma família oriunda de São Tomé e Príncipe e outra de Marrocos. Ambos oa agregados residem há mais de cinco anos no concelho.
Desde que os incentivos à natalidade foram criados em 2019, o município de Tondela deu 494 auxílios num investimento a rondar os 228 mil euros.
Os apoios são dados em dinheiro, através de transferência bancária, e devem ser pedidos no prazo máximo de seis meses depois do nascimento ou adoção da criança.
As verbas são pagas através da comprovação de despesas realizadas com a criança em lojas de Tondela, nomeadamente alimentação, produtos de higiene, vacinas e consultas médicas. Se o montante dos gastos apresentado for inferior ao valor do apoio, só é paga a importância que consta das despesas efetuadas e validadas.
Para se candidatarem, as famílias devem deslocar-se à receção dos Paços do Concelho ou aceder ao site da Câmara. A documentação deve ser depois entregue na Câmara ou para o endereço de e-mail geral@cm-tondela.pt.