Bombeiros entrega carros Tondela 3
sérgio vieira 2
acordeão em espetáculo
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….

07.01.25

Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…

03.01.25

No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…

31.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 A festa da democracia

por
Jorge Marques

 2025 – Ano da Palavra
Home » Notícias » Desporto » Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

CD Gumirães e CD Tondela foram finalistas. Eatpa decisiva foi disputada a dois jogos. Todos os resultados e as entrevistas com os treinadores

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol
08.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol
08.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub

No passado fim de semana, entre os dias 3 e 5 de janeiro, realizaram-se as emocionantes finais dos Campeonatos Distritais de Sub-14 Masculinos e Femininos, organizados pela Associação de Basquetebol de Viseu. A competição, marcada pelo talento das jovens promessas do basquetebol, contou com a presença dos clubes CD Gumirães e CD Tondela em ambas as finais, que foram disputadas a dois jogos.

No escalão feminino, o CD Tondela demonstrou grande qualidade e determinação, conquistando o título após duas exibições consistentes frente ao CD Gumirães. Em dois jogos marcados por imenso equilíbrio e definidos em pequenos detalhes, as duas equipas brilharam em campo, trazendo a incerteza do vencedor até ao fim.

Resultados: 04 de janeiro em Tondela – CDTondela 40 X 37 CDGumirães

05 de janeiro em Viseu – CDGumirães 22 X 33 CDTondela
Já no escalão masculino, o CDGumirães destacou-se com duas performances sólidas e garantiu o título ao superar o CDTondela em duas partidas. Nesta final a maior experiência dos atletas da equipa visiense veio sempre ao de cima perante uma equipa de Tondela com bons elementos e que promete crescer muito ao longo dos próximos meses.

Resultados: 03 de janeiro em Tondela – CDTondela 11 X 112 CDGumirães
05 de janeiro em Viseu – CDGumirães 71 X 25 CDTondela
Com esta conquista, o CDTondela no feminino e o CDGumirães no masculino seguem agora para a fase de acesso ao Campeonato Nacional, onde enfrentarão as melhores equipas das associações de Coimbra e Guarda.

Estas finais refletem o esforço e a dedicação de atletas, treinadores e clubes, além de reforçar a importância do desporto na formação dos jovens. A Associação de Basquetebol de Viseu agradece a todos os envolvidos, incluindo os juízes e os adeptos que encheram as bancadas e apoiaram os jovens talentos, contribuindo para o sucesso do evento.

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol
 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol


 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol
 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

FINAIS DOS CAMPEONATOS DISTRITAIS DE SUB-18 MASCULINO E FEMININO

A Associação de Basquetebol de Viseu (ABViseu) tem o prazer de anunciar as finais dos Campeonatos Distritais de Sub-18 Masculinos e Femininos, que prometem ser momentos de grande emoção e competição. Os jogos decisivos colocarão frente a frente o CD Tondela e o CD Gumirães, em confrontos com um formato casa/fora e que irão coroar os campeões distritais da temporada.

Nos Sub-18 Masculinos, as finais terão lugar no dia 10 de janeiro, pelas 21h, no Pavilhão Municipal de Tondela, e no dia 12 de janeiro, às 18h00, no Pavilhão do Fontelo, em Viseu.
No escalão Feminino, as equipas disputarão o título no dia 11 de janeiro, às 17h, no Pavilhão da ES Viriato, em Viseu, com o segundo jogo a acontecer no dia seguinte, também às 17h00, no Pavilhão Municipal de Tondela.

Sobre as finais distritais, nos vários escalões de formação, falamos com o Coordenador de Basquetebol do CDTondela,
“Relativamente às finais dos Campeonatos, não apenas às que se disputam este fim-de-semana, mas a todas, como coordenador cumpre-me dizer que os treinos não foram alterados, nem na forma, nem nos conteúdos, aliás, face ao período de festas que vivemos, o difícil foi treinar, conhecemos os nossos adversários e o processo formativo não se alterará.
A experiência que os atletas e alguns treinadores vão viver é nova e, portanto, importa mais observar comportamentos, do que ir com receitas pré-preparadas. Queremos representar bem o nosso clube e ser dignos da camisola que vestimos. Adeptos, pressão, atmosferas mais ou menos barulhentas, são fatores novos para a grande maioria, portanto será mais uma aprendizagem, só isso.
Os objetivos de todos/as as/os nossos atletas será apenas um – serem responsáveis nas suas ações socio desportivas.
A representação do CDTondela Basquetebol, na totalidade dos seus agentes de jogo, terá de ser educada e responsável, procurando jogar um bom Basquetebol e divertirem-se.
Todas as equipas do CDTondela Basquetebol farão o seu trajeto normal, como consequência do seu desempenho regional e inter-regional, querendo que cada um deles melhore individualmente e que isso constitua uma mais-valia para cada uma das equipas do nosso clube.”

Luís Carmo – Coordenador da Seção de Basquetebol do CDTondela e Treinador dos Sub-14 Masculinos no clube.

Por parte do CD Gumirães conseguimos falar com os treinadores de Sub-18 Masculino e Feminino, Sérgio Silva e José Vidal respectivamente.

Perguntamos a Sérgio Silva, treinador dos Sub-18 Masculinos, como trabalha o lado emocional dos jogadores para lidar com as finais?
“Para mim como treinador é importante que a minha equipa esteja preparada para disputar todos os momentos competitivos da época, este será simplesmente mais um.
Mentalmente queremos uma equipa que seja capaz de lutar por todas as posses de bola, que consiga ser unida a nível defensivo, e que partilhe a bola a nível ofensivo.”

Qual é a mensagem principal que tem passado para a equipa antes da final?
Como equipa técnica estamos muito empenhados no desenvolvimento a longo prazo da nossa equipa, não temos tido nenhuma preocupação especial em relação á fase final distrital.
Queremos muito que os nossos atletas estejam preparados para todos os desafios que uma fase final nos pode trazer, mas acima de tudo queremos que sejam capazes de se esforçarem para serem cada vez melhores, e que se divirtam a fazer o que tanto gostam.
Como tem vindo a ser a evolução da equipa ao longo destes meses e quais as expectativas até ao final da época?
“Como treinador estou muito satisfeito com a evolução da equipa e queremos muito estar nas provas nacionais, sabemos que vai ser difícil chegar lá, mas vamos lutar por isso para que esta equipa possa lutar contra os melhores a nível nacional.”

Já o treinador no sector feminino, Professor José Vidal, referiu o seguinte às nossas questões:
Qual está a ser o foco principal nos treinos até agora, tendo em vista as finais?
“No processo de formação de jogadoras jovens, e neste caso o escalão é sub-18, mas só 7 das atletas são realmente dessa idade, as restante e maioria são ainda sub-16, o resultado final não é o mais importante, e sim o caminho feito até chegarmos a momentos como este. Não modificámos muito o nosso foco, no entanto estamos a tentar corrigir muitos erros que cometemos nos jogos anteriores que fizemos nos jogos contra o CD Tondela.”

Já foram feitas análises específicas sobre o adversário? O que chamou a atenção?
“Sim, como referi anteriormente, estamos a tentar corrigir erros cometidos em jogos anteriores contra o adversário deste fim de semana, não tanto por causa destes jogos em si mesmos, mas porque a equipa do CD Tondela nos propõe um tipo de jogo que provoca muitos erros que são importantes trabalhar para podermos evoluir. A intensidade e o ritmo de jogo do CD Tondela, são difíceis de encontrar nos restantes adversários que tivemos no Campeonato Inter-regional do Interior, e será o que iremos encontrar na Taça Nacional, a prova que iremos disputar a partir de fevereiro.”

Como tem vindo a ser a evolução da equipa ao longo destes meses e quais as expectativas até ao final da época?
“O processo de treino tem vindo a sofrer alguns percalços naturais nas épocas desportivas, tais como lesões, introdução de jogadoras novas das sub-16, vindas do escalão sub-14, que têm alguma dificuldade em interiorizar o jogo deste escalão sub-18. Por outro lado, temos uma atleta no Centro de Treino de Rendimento do Jamor, que só treina com a equipa à 6º feira, para jogar no fim de semana, o que também não é o ideal.
Isto tudo para dizer que ao contrário da época passada, considero que nesta altura ainda não chegámos ao ponto que tinha previsto, estamos ainda a caminho daquilo que pretendíamos ser, quer para a disputa destes jogos do fim de semana que se segue, quer para entrarmos na Taça Nacional nas melhores condições de competir contra qualquer equipa.”

No seu papel de treinador, como trabalha o lado emocional dos jogadores para lidar com as finais?
“Depende das equipas, se são mais ou menos experientes, se já passaram por momentos como estes ou não. No caso, temos jogadoras que na época anterior tiveram uma final nos mesmos moldes desta, mas contra um adversário ao qual tínhamos ganho os 2 jogos da fase anterior.
Portanto foi mais fácil chamar à atenção do que estava mal, e focar no positivo.
Aqui é diferente, uma vez que é ao contrário, temos de ver o que está mal, que é muito mais, e fazê-lo de forma positiva, de modo as que as jogadoras acreditem no processo de treino, acreditem que podem competir em cada momento do jogo, para se preparem para nunca desistirem de lutar seja em que circunstâncias for.”

Que tipo de abordagem usa para preparar as atletas para a atmosfera de uma final?
“Sem obsessionar-me com este momento, mantendo o foco no processo de treino habitual, introduzo situações de jogo/exercício que coloquem algum stress competitivo, criando um clima por vezes “caótico”, que obrigue as jogadoras a pensar e conseguir dar respostas fora do habitual por si mesmas e em equipa.”

Qual é a mensagem principal que tem passado para a equipa antes da final?
“Empenho e luta de princípio a fim. Só ganharemos se nos esforçarmos, corrermos e defendermos mais e melhor que elas.”

A equipa está pronta para lidar com a pressão de uma final em um ambiente possivelmente cheio de adeptos?
“Essa pergunta só poderei responder depois de começar cada um dos jogos. É uma final, pela experiência que tenho é imprevisível a resposta de atletas tão jovens e inexperientes em situações destas.”

Qual a principal mensagem que quer transmitir aos atletas antes do jogo?
“Que acredito nelas, na sua capacidade de luta e que vamos competir muito melhor nestes 2 jogos do fizemos nos anteriores contra este adversário.”

Independentemente do resultado, o que considera como sucesso para esta equipa na competição? Qual é o objetivo principal da equipa para as finais?
“Competir nos 2 jogos até ao fim. Provocar incerteza no resultado até ao último segundo, do segundo jogo.”

A ABViseu convida todos os amantes do basquetebol a estarem presentes e a apoiarem as suas equipas favoritas. Estas finais representam o culminar do esforço, dedicação e talento dos jovens atletas e prometem proporcionar grandes momentos de desporto e fair play. Não perca a oportunidade de assistir a jogos emocionantes e de celebrar o melhor do basquetebol distrital!

Outras notícias

TORNEIOS DE NATAL – SELEÇÕES DISTRITAIS

TORNEIO MASCULINO

No passado dia 28 de dezembro de 2024, a cidade de Viseu, mais concretamente o Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu, foi palco de um torneio de seleções distritais, reunindo atletas e adeptos do basquetebol numa jornada de preparação e confraternização. O evento, que decorreu ao longo do dia, contou com a participação das Seleções Distritais de Viseu e Castelo Branco, bem como do clube convidado CD Gumirães.

A manhã foi dedicada ao escalão de sub-16, com momentos de interessante nível competitivo. As equipas demonstraram uma preparação cada vez mais sólida e uma vontade notável de vencer, proporcionando momentos de interesse para os espectadores presentes. Durante a tarde, foi a vez dos atletas do escalão sub-14 entrarem em campo, evidenciando talento e entusiasmo, num claro indicador do potencial futuro do basquetebol na região.

Este torneio assumiu um papel fundamental na preparação das seleções para a aguardada Festa do Basquetebol Juvenil, que se realizará na Páscoa, em Albufeira. Os jogos permitiram aos treinadores ajustar estratégias e avaliar o desempenho dos atletas em situações reais de competição, contribuindo para o crescimento individual e coletivo das equipas.

A Associação de Basquetebol de Viseu destacou o sucesso do evento e agradece a participação das entidades participantes, pelo seu saber estar e fair-play, esperando que o mesmo tenha também trazido benefícios para o seu desenvolvimento. Agradece ainda a participação das equipas de arbitragem, sendo que alguns dos elementos que participaram estão na fase final da sua formação e puderam, com a ajuda doa mais velhos, assumir pela primeira vez as funções de juízes.

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Equipas participantes Sub-16 Masculino

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Equipas participantes Sub-14 Masculino

TORNEIO FEMININO

Nos dias 28 e 29 de dezembro, a cidade de Tondela acolheu um vibrante torneio de basquetebol feminino, organizado pelo CD Tondela em colaboração com a Associação de Basquetebol de Viseu (ABViseu). Este evento, que marcou o calendário desportivo da região, contou com a participação de equipas de elevado nível competitivo e promoveu momentos de grande entusiasmo e aprendizagem para as atletas.

Dividido em dois escalões — Sub-14 e Sub-16 Femininos — o torneio reuniu as Seleções Distritais de Viseu, a AD Sanjoanense e o BC Vila Real no escalão Sub-14, enquanto que, no escalão Sub-16, estiveram presentes o CD Tondela, a Quinta dos Lombos e novamente a Seleção Distrital de Viseu.

Para as equipas envolvidas da ABViseu, o torneio serviu como preparação fundamental para a Festa do Basquetebol Juvenil, um dos eventos mais aguardados no panorama nacional e foi um momento essencial para ajustar estratégias, consolidar as dinâmicas de equipa e avaliar o desempenho em situações reais de jogo.

Os dois dias de competição destacaram-se pela dedicação e pelo espírito de fair play demonstrados por todas as atletas e equipas envolvidas, mostrando que eventos como este reafirmam o compromisso das associações e clubes em promover o basquetebol feminino e em oferecer às jovens atletas oportunidades para desenvolverem as suas habilidades e experiências.

A ABViseu expressa a sua sincera gratidão às equipas participantes, que contribuíram para o sucesso deste torneio com o seu espírito competitivo e desportivismo exemplar. Parabéns ao CD Tondela pela organização impecável e pela dedicação em promover o basquetebol no distrito.

Um agradecimento especial é dirigido também aos jovens juízes, que desempenharam um papel crucial durante os dois dias do evento, demonstrando competência e entusiasmo ao colaborar com esta iniciativa.

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Seleção Sub-14 Feminina

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Seleção Sub-16 Feminina

FORMAÇÃO DE TREINADORES E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS EM TONDELA E VISEU

Nos dias 28 e 29 de dezembro de 2024, a Associação de Basquetebol de Viseu (ABViseu) promoveu um evento enriquecedor para treinadores e atletas, que decorreu em paralelo aos Torneios das Seleções Distritais. Foram três momentos distintos de formação, conduzidos por nomes de renome no basquetebol nacional, que ofereceram experiências únicas para os participantes.

Na noite de 28 de dezembro, após o jantar das equipas participantes do Torneio Feminino em Tondela, a prestigiada treinadora Isabel dos Santos, figura incontornável do basquetebol em Portugal, realizou uma sessão de treino aberta a todos os treinadores interessados. Durante esta sessão, Isabel não apenas demonstrou a sua metodologia de trabalho, mas também respondeu a questões e partilhou conceitos valiosos, promovendo uma troca de experiências altamente produtiva.

No dia seguinte, 29 de dezembro, o Pavilhão do IPV em Viseu foi palco de dois momentos singulares para as Seleções Distritais. Pela manhã, os Sub-14 Masculinos tiveram a oportunidade de treinar sob a orientação do Selecionador Nacional do escalão, Rui Nazário. Durante a tarde, foi a vez dos Sub-16 Masculinos serem guiados pelo Selecionador Nacional André Cardoso. Estas sessões não apenas enriqueceram os atletas com novas perspetivas técnicas e táticas, mas também permitiram que os treinadores locais observassem e aprendessem com profissionais de elite.

Ao longo destes dois dias, a ABViseu demonstrou mais uma vez o seu compromisso com a formação e o desenvolvimento da sua comunidade. Agradecemos profundamente a Isabel dos Santos, a Rui Nazário e a André Cardoso pela disponibilidade e pela generosidade em partilhar o seu conhecimento.

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Formação dada por Isabel dos Santos

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Treino do Selecionador Nacional Rui Nazário

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Treino do Selecionador Nacional André Cardoso

Apresentação do Clube Desportivo Tondela

O Clube Desportivo de Tondela, sediado na cidade de Tondela, é uma entidade desportiva reconhecida pelo desenvolvimento de várias modalidades, com destaque para o futebol e o basquetebol. Fundado a 6 de junho de 1933, o clube construiu uma sólida reputação, especialmente pelas suas equipas femininas. Nos últimos anos, tem intensificado os esforços na promoção e desenvolvimento de equipas masculinas, consolidando a sua presença em ambas as vertentes.

No basquetebol, o CD Tondela tem vindo a afirmar-se como um dos clubes mais dinâmicos da região. Apresenta equipas de formação em todos os escalões etários, desde o babybasquete até aos sub-18, abrangendo tanto atletas femininos como masculinos. Este compromisso começa desde as primeiras experiências desportivas, com atletas a partir dos 3 anos, até à formação mais avançada, que visa preparar os jovens para competições de alto nível, como campeonatos regionais e nacionais, representando com orgulho a cidade de Tondela e contribuindo para o crescimento da modalidade.
O clube organiza ainda eventos desportivos, como torneios e campos de treino, o que prova a sua enorme atividade e fortalecimento da comunidade desportiva local.

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Página da responsabilidade da Associação de Basquetebol de Viseu

 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Outras notícias

pub
 Viseu e Tondela vibram com finais dos campeonatos distritais de basquetebol

Notícias relacionadas

Procurar