Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Carregal do Sal vai construir um empreendimento de habitação colaborativa em Cabanas de Viriato, num investimento de 1 milhão de euros. O auto de consignação do Complexo de Habitação Colaborativa Angelina de Sousa Mendes foi assinado nos Paços do Concelho, anunciou a autarquia.
O projeto integra a nova geração de equipamentos de respostas sociais e conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que comparticipa a obra com mais de 985 mil euros. Em fevereiro de 2023, a autarquia de Carregal do Sal assinou com o Governo o contrato de financiamento da obra, tendo sido este o único projeto aprovado na altura para o distrito de Viseu.
O futuro espaço vai ter uma capacidade total de 32 pessoas, que vão estar divididas em oito unidades de habitação independentes. Cada habitação vai, por sua vez, poder receber quatro moradores.
Além das habitações, o projeto também inclui uma zona comunitária partilhada que “estimula e promove o convívio, a entreajuda, a cidadania e a inclusão social, proporcionando um ambiente seguro, confortável e humanizável”, realça a Câmara de Carregal, que realça a importância desta obra no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A Habitação Colaborativa é uma resposta social de caráter residencial, temporária ou permanente, que assenta num modelo de habitação comunitária, organizada em unidades habitacionais independentes de apartamentos, moradias ou outras habitações, e com direito a áreas e espaços de utilização comum e a serviços de apoio que promovam a intergeracionalidade e a inclusão social.