Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O professor César Carvalho é o candidato do PS à Câmara de Tarouca nas eleições autárquicas deste ano.
O anúncio foi feito recentemente. César Carvalho, de 59 anos, justifica a candidatura entendendo que é “tempo de mudança e renovação” no concelho atualmente governado pelo PSD. O atual presidente da autarquia, Valdemar Pereira, está no terceiro e último mandato.
“Considero que a democracia é importante demais para que não haja alternância e renovação de pessoas e projetos, que deve ser dada a oportunidade a diferentes pessoas de servir na política e que é necessária e salutar a mudança – 12 anos é muito, muito tempo! É tempo demais. Acaba por se pensar que o poder é eterno e usa-se e abusa-se o poder”, argumenta César Carvalho, que inicialmente recusou o convite do PS mas acabou por aceitar ser candidato.
O candidato diz que é “competente” para poder “efetivar” a mudança proposta pela sua candidatura. “É dever cívico trabalhar para o bem comum e para o bem-estar do outro e de todos”, defende, dizendo-se disponível para servir o concelho “de peito aberto, com alegria, tranquilidade e liberdade e com humildade e dedicação para fazer a mudança”.
“Nego o poder ‘eterno’ e absoluto, defendo o diálogo e a igualdade de oportunidades e respeito as pessoas, os seus anseios, as suas preocupações e as suas necessidades”, sustenta o candidato.
César Carvalho diz ainda que quer “dar voz e vez a cada tarouquense e a cada instituição e associação”. “Gosto do concelho que me adotou e cativou há 40 anos, tenho ideias e projetos por e para Tarouca, e reuni uma equipa determinada de uma nova geração de autarcas responsáveis, honestos e capazes, cujo lema é bem servir o concelho”, afirma.
O professor do primeiro ciclo, que já foi vereador da Câmara de Tarouca antes de se retirar da vida política há mais de 16 anos e é também escritor, propõe dar ao concelho “a oportunidade de se afirmar, novamente, como uma terra civilizada, desenvolvida, aberta ao progresso e uma terra de liberdade de opinião e de ação”.
“Vamos, juntos, com alegria e tranquilidade, dar às pessoas de todo o concelho a possibilidade de sentirem orgulho e de viverem felizes em Tarouca”, remata César Carvalho.
Nas últimas autárquicas, em 2021, o PSD venceu as eleições em Tarouca com maioria absoluta (59,68 por cento dos votos), elegendo três vereadores de um total de cinco na Câmara. O atual autarca Valdemar Pereira não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos.
O PSD avança com o nome do vice-presidente José Damião.
O movimento de cidadãos Amar Tarouca ficou em segundo lugar (33,79%), tendo elegido dois vereadores na autarquia. A CDU foi a terceira força política mais votada (2,61%).