Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Cinfães aumentou o apoio mensal dado aos médicos de família que trabalham no concelho. O objetivo é atrair e fixar estes profissionais de saúde no município.
O subsídio é dado aos profissionais que venham trabalhar em Cinfães e não tenham habitação própria e permanente. Mas a medida também passou a abranger os médicos que já vivem no concelho.
Com a alteração do regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família, os clínicos que se desloquem para Cinfães passam a receber 300 euros mensais, caso o contrato de trabalho tenha uma duração igual ou inferior a dois anos.
Já para quem tem contratos com mais de dois anos, o valor aumenta para 600 euros.
Em comunicado, a Câmara de Cinfães sublinha que este subsídio “destina-se a apoiar a aquisição ou arrendamento de habitação, ou ainda as despesas de deslocação entre o local de residência e a unidade de saúde”.
Os médicos já residentes no concelho também vão passar a receber um incentivo de 200 euros mensais “como forma de reconhecer o valor do seu trabalho e incentivar a sua permanência no concelho”, sublinha o município.
Os apoios vão ser atribuídos durante a vigência do contrato de trabalho e com possibilidade de prorrogação anual até ser atingido um limite de cinco anos. Antes, o prazo era de três anos.
Além do apoio financeiro, os médicos também usufruem de outros benefícios como a isenção do pagamento de taxas relacionadas com licenças de construção, beneficiação e ampliação de habitação própria e permanente, incluindo anexos e garagens.
Têm ainda uma redução de 30 por cento nas tarifas de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos nas habitações próprias ou arrendadas até aos primeiros 10 metros cúbicos de consumo de água.
Outras regalias que os médicos têm incluem o acesso gratuito às piscinas municipais para eles e familiares, a entrada gratuita em espetáculos culturais no município e o apoio jurídico inicial para processos relacionados com o exercício das funções médicas.