A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A escola profissional Esprodouro, em São João da Pesqueira, vai inaugurar no próximo dia 27 de janeiro a sua nova residência de estudantes. O Hotel-Residência Esprodouro, como o espaço é chamado, pretende receber alunos de fora do concelho e foi preparado num antigo hotel encerrado há quase três anos.
A inauguração irá contar com a presença do ministro da Educação, Fernando Alexandre, e do presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro.
A Esprodouro justifica o investimento com a necessidade de acolher alunos de fora do concelho, uma lacuna que a penalizava “face às suas congéneres e enfraquecia naturalmente a sua atratividade na captação de alunos, devido ao facto da baixa natalidade regional”.
A direção da escola refere que, com o Hotel-Residência, foi dado “mais um passo na consolidação da Esprodouro como um espaço de referência no contexto local e regional, o que atendendo às crescentes necessidades de mão de obra especializada na região, dado o incremento do turismo e da enogastronomia, revela também ponderação e proatividade de todo o universo Esprodouro”.
Os dirigentes realçam que, tendo em conta a oferta formativa – centrada sobretudo em cursos de restauração, bar e hotelaria –, a residência “possui as condições ideais para nele fazer funcionar um Hotel-Escola no futuro, caso possível”.
“No Verão, quando as atividades letivas estiverem encerradas, mantém-se a possibilidade de disponibilizar o espaço para alojamento hoteleiro, reforçando assim a oferta hoteleira do concelho” de São João da Pesqueira, acrescentam os responsáveis.
O edifício onde vai ser inaugurada a residência foi adquirido por cerca de 738 mil euros. O negócio foi feito depois de ter sido aberto um concurso para a construção da residência com propostas que eram “muito dispendiosas e fora do alcance económico-financeiro” do estabelecimento de ensino, explica a direção em comunicado.
A solução encontrada foi a aquisição do edifício agora transformado em residência de estudantes, já mobilado e apetrechado, com um montante que correspondia a “cerca de metade dos valores” propostos para a construção da residência de raiz. A compra foi realizada a “expensas exclusivas” da associação Asdouro, que gere a Esprodouro, e possível graças ao equilíbrio financeiro da escola.
A escritura pública de compra e venda do edifício foi assinada em dezembro do ano passado.
A direção também sublinha que, sem a residência, a Esprodouro teria “muitas dificuldades de subsistência, colocando em causa uma perda ao nível educacional para a região, mas também do ponto de vista de postos de trabalho jovem e económico, uma vez que os alunos que recebemos são alimentados e gastam recursos financeiros na região”.
A inauguração do Hotel-Residência é antecedida pela cerimónia de entrega dos diplomas do ano letivo 2023/2024 aos alunos que concluíram a formação na escola. O evento terá lugar a partir das 09h30 no Cineteatro de São João da Pesqueira. Na ocasião, também vai ser apresentado o processo de avaliação externa do estabelecimento de ensino.