A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O presidente da Câmara de Cinfães disse esta sexta-feira (10 de janeiro) à agência Lusa que, até fevereiro, o concelho terá duas Unidades de Saúde Familiar (USF), com um total de nove médicos, novos equipamentos de diagnóstico e novas especialidades médicas.
“Quero acreditar que, no início do mês de fevereiro, as duas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) passarão a ser USF que contam com um total de nove médicos fixos para cerca de 18 mil utentes no concelho”, destacou Armando Mourisco.
A USF de Cinfães conta com quatro médicos para servir seis freguesias e contará ainda com um polo em Oliveira do Douro. A USF Douro Verde, situada na freguesia de Souselo, tem cinco médicos e terá dois polos: Nespereira e Santiago de Piães.
“Com estes polos, as pessoas não se vão deslocar às sedes das USF, ficam divididas em polos e, com isto, ficamos com uma cobertura satisfatória do concelho na área da Saúde e com estas conquistas temos de trabalhar para as manter”, sublinhou Armando Mourisco.
O presidente socialista de Cinfães adiantou que as duas USF “já foram criadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa e só estão a ser formalizadas algumas coisas” para a transição.
“Isto traz mais vantagens, entre elas, há uma contratualização para que, à partida, todos os utentes tenham acesso a médico de família e a consultas regulares e ainda em situações mais imediatas podem ser asseguradas por essas equipas das USF”, sublinhou.
Além de que, referiu ainda, “também permite aos profissionais de saúde terem remunerações mais vantajosas, precisamente pela contratualização e pela disponibilidade que vão ter em se substituírem e em realizarem as funções para que foram contratualizados”.
“Portanto, é bom para todos os funcionários e para os utentes, que vão ter um horário mais alargado e uma disponibilidade de atendimento maior, com uma resolução dos seus problemas de forma mais rápida e eficaz”, defendeu.
Armando Mourisco acrescentou que também o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Cinfães, que “já passou por constrangimentos, está agora a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias ao ano”.
“Também temos o serviço de Suporte Imediato de Vida, a SIV [ambulância] do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e vamos ter um investimento na renovação do raio-X, com um novo equipamento, mais tecnológico, que deixa de fazer só o raio-X de urgência para também fazer o prescrito pelo médico de família e com leitura”, indicou.
O presidente da autarquia destacou que, “dentro de pouco tempo, vai ser possível ter em Cinfães consultas de pedologia”, que se junta às especialidades já existentes de pedopsiquiatria, gastroenterologia e urologia.
“A ULS Tâmega e Sousa já aceitou a proposta do município. Vão fornecer os recursos humanos e nós equipamos uma sala no centro de saúde com todo o material e equipamento necessário ao funcionamento da pedologia, muito importantes para, por exemplo, a questão do pé diabético”, realçou
Armando Mourisco realçou ainda as parcerias com a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, que “agora presta cuidados na área da fisioterapia e aumentou o número de camas nos cuidados continuados, portanto, o concelho dá mais respostas” na Saúde.