A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Câmara de Mortágua anunciou o arranque das obras da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) na localidade de Pomares, um investimento de 311 mil euros.
A infraestrutura vai receber e tratar as águas residuais domésticas das povoações de Pomares, Vale da Vide e Barracão, abrangendo uma população estimada de 258 habitantes, prevê a autarquia.
“A solução técnica adotada é uma ETAR de tipo compacta, com várias etapas de tratamento, incluindo tratamento preliminar (gradagem, desarenador), estação elevatória inicial, tratamento biológico por lamas ativadas em arejamento prolongado, e a posterior remoção das lamas em excesso com vista à sua desidratação e condução a destino final”, explica o município.
Além da nova ETAR de Pomares, a Câmara de Mortágua prevê investir este ano na modernização e revitalização da ETAR de Mortágua, cujo projeto já foi elaborado. O investimento está estimado em cerca de 1 milhão de euros.
Estão ainda previstas as empreitadas de revitalização da ETAR do Crafuncho (há adjudicada e um investimento de cerca de 157 mil euros), construção da ETAR de Sula (lançamento do concurso previsto este ano, após a conclusão da rede de drenagem) e intervenções corretivas e de melhoria da eficiência nas estações de tratamento de água.
Relativamente às redes de drenagem de águas residuais, a Câmara de Mortágua prevê a execução das redes das povoações de Santa Cristina, Barracão e Vale da Vide e a ampliação das redes de drenagem em Felgueira e Almaça.