A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai participar na 45.ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, de 22 a 26 de janeiro. A entidade vai associar-se a três outras CIM da zona Centro: Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra e Região de Leiria.
O objetivo dos quatro territórios que participam em conjunto na FITUR é “dar a conhecer o melhor da região, naquela que é a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa”.
As quatro CIM vão partilhar o mesmo espaço (Stand 4F26 no Pavilhão 4 da FITUR), onde irão promover os produtos turísticos e as experiências de referência do território, além de proporcionar aos visitantes os sabores regionais.
Em comunicado, a CIM Viseu Dão Lafões sublinha ainda que a participação na FITUR também vai servir como “um importante ponto de encontro” para networking (contactos) e reuniões de negócios que “abrirão a porta a oportunidades comerciais vantajosas para a região”.
A programação das quatro CIM da região Centro na FITUR vai estar estruturada por temas e irá contar com momentos dedicados a produtos emblemáticos da região “com destaque para a natureza, o património e os sabores mais distintivos”, acrescenta a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que destaca a apresentação e degustação de queijos e a promoção dos vinhos e da oferta de enoturismo.
O presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, destaca a “parceria inédita” que comprova a “importância de uma cada vez maior colaboração entre as diversas comunidades intermunicipais”.
“Juntos, conseguimos apresentar uma proposta turística integrada que destaca as singularidades de cada território, consolidando a nossa posição como um destino de referência no mercado ibérico, um segmento fundamental para Viseu Dão Lafões”, diz o também presidente da Câmara de Viseu.
Fernando Ruas espera ainda que, com esta união com as regiões vizinhas, Viseu Dão Lafões consiga “gerar sinergias que contribuem para o crescimento sustentado e para o aumento da visibilidade” da região no turismo europeu.
Para Luís Tadeu, presidente da CIM Região das Beiras e Serra da Estrela, a ida à FITUR “representa uma estratégia de promoção conjunta e integrada que promove e consolida o Centro de Portugal como um destino turístico diversificado e de excelência”.
Já Emílio Torrão, da CIM Região de Coimbra, assinalou que a comunidade intermunicipal que lidera irá apresentar-se com o mote “Região de Coimbra: onde a tradição encontra o futuro”. “Os nossos municípios vão realizar algumas apresentações enquadradas na nossa estratégia para um turismo inovador e sustentável, contribuindo para o crescimento económico da região”, frisou.
Do lado da CIM Região de Leiria, Gonçalo Lopes evidenciou a “oportunidade estratégica” da parceria, considerando que estas iniciativas reforçam o posicionamento internacional da região “e o seu atrativo no competitivo mercado turístico global”.
Turismo do Centro apresenta projeto gastronómico e estratégia conjunta com Alentejo e Extremadura
Entretanto, o Turismo do Centro também já confirmou a participação na FITUR, com uma aposta também centrada em experiências de gastronomia e enoturismo. A agenda da entidade regionalna maior feira ibérica de turismo vai ter dois grandes momentos em destaque.
Um deles é a apresentação do projeto “Sabores ao Centro” no dia 25, às 17h00. A iniciativa pretende dar a conhecer a riqueza e diversidade gastronómica da região Centro e será apresentada no stand Visit Portugal, do Turismo de Portugal. Segue-se depois um momento de degustação de gastronomia e vinhos conduzido pela chef Inês Beja, do restaurante DeRaiz (Viseu).
O outro momento de destaque vai ter lugar no dia 23, às 12h30, com a apresentação da nova estratégia conjunta de promoção entre o Centro, o Alentejo e a Extremadura espanhola no stand do Turismo da Extremadura. A ocasião vai contar com intervenções de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo de Portugal, Rosario Sánchez, secretária de Estado do Turismo de Espanha, e Jesús Viñuales, diretor do Turismo da Extremadura.
Após esta apresentação, pelas 13h30, decorre no mesmo local o “Encontro Gastronómico – Alentejo e Centro de Portugal com Extremadura”, que irá juntar os chefs João Mourato (Quinta do Quetzal) e Marco Almeida (Restaurante O Palco) e as Hospederías de Extremadura.
O momento gastronómico conta ainda com vinhos selecionados das cinco comissões vitivinícolas do Centro de Portugal (Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo).
A FITUR, em Madrid (Espanha), é a primeira feira do ano para os profissionais do turismo mundial e o certame líder para os mercados ibérico e sul-americano. Nos primeiros três dias, a feira é destinada exclusivamente aos profissionais, mas, no fim de semana de 25 e 26 de janeiro, abre as portas ao público em geral.