Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A GNR registou no último ano mais de 500 denúncias relacionadas com o ambiente e proteção da natureza no distrito de Viseu. Quase metade destas denúncias diz respeito à área da defesa da floresta contra incêndios. Os números foram facultados ao Jornal do Centro pela GNR.
Os alertas registados pelos militares são para incumprimentos nas várias áreas de intervenção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
Ao todo, chegaram à autoridade 585 denúncias, sendo que 252 dizem respeito à defesa da floresta contra incêndios. Nesta área, e comparativamente ao ano anterior, registou-se menos 169 denúncias, sendo que em 2023 foram 421.
Os animais de companhia é a outra área onde se verificaram mais queixas em 2024, num total de 98 e também aqui houve uma redução de mais de 100 alertas.
Seguem-se o domínio hídrico, com 39 queixas apresentadas no último ano, 33 de resíduos, 26 de poluição da água, 20 de poluição dos solos e 20 relativas a bem-estar animal.
Da lista fazem ainda parte denúncias em áreas como proteção florestal (19), Convenção de Berna (13), leis sanitárias (12), ordenamento do território (11), atividades extrativas (8 alertas), poluição do ar (7), animais de pecuária (5), animais perigosos (5), pesca (3), convenção CITES (2), fitofármacos (2), caça (1), diretivas aves e habitats (1), poluição sonora (1) e recolha de cadáveres de animais (1). Há ainda 6 denúncias relativas à proteção da natureza e ambiente.