CTM Mirandela Taça de Portugal 2024-2025
tondela 1
cidade europeia
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Bye-bye, mr. Biden!

por
José Carreira

 A água está a chegar
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » “Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”

“Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”

O grandioso jardim com a sua piscina azul vibrante e vistas desafogadas para as Termas de São Pedro do Sul, foi o local escolhido por Anabela, colaboradora do Turismo de Habitação, para se dar a conhecer

Carla Ferreira e João Micaela
 "Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”
19.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 "Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”
19.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 "Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”

O velho avental azul há muito que faz parte dos dias de Anabela Santos, de 52 anos, colaboradora do Condado de Beirós situado em Serrazes, São Pedro do Sul. Pela manhã, após entrar na “sua cozinha”, Anabela coloca-o para se sentir mais aconchegada. “AMOR” é a palavra que se destaca no tecido azul, entretanto, desgastado pelo tempo. “Amor” é também o ingrediente secreto presente em tudo o que Anabela faz no Condado. Quem o diz é a amiga e colega de trabalho a tempo parcial, Ana Maria Rodrigues

O grandioso jardim com a sua piscina azul vibrante e vistas desafogadas para as Termas de São Pedro do Sul, foi o local escolhido por Anabela, colaboradora do Turismo de Habitação, para se dar a conhecer.

“Sou, exatamente, esta pessoa que acabamos de ver aqui, que gosta de estar, gosta de receber, gosta de dar muito amor”, refere. Reconhecida como uma pessoa trabalhadora, lutadora e muito versátil, não se coíbe de afirmar que a autenticidade e a lealdade são os valores dos quais não abdica. “Eu tenho um grande defeito. Não é defeito, é uma característica. Eu não sei disfarçar. Os meus olhos não mentem. Quando não gosto, não gosto”, frisa.

A Casa Condado de Beirós, símbolo da arquitetura Beirã, foi construído no século XVIII, no entanto, foi há 24 anos que reabriu para acolher a unidade de alojamento, referência na região.

Anabela já tinha trabalhado com o atual proprietário do Condado, numa empresa de construção civil. Por este motivo, foi convidada para encabeçar o novo projeto, ficando responsável por todo o espaço. “Como eu costumo dizer aos clientes, eu deixei de ser trolha para ser turista, deixei de estar na área de construção para estar na área de turismo”, conta, deixando fluir uma enorme gargalhada.

Abriram portas em 2000 e desde essa altura que não se cansa de afirmar que “é aqui sou feliz. É realmente isto que eu gosto de fazer, gosto de estar, gosto de receber”. Nesta casa faz um bocadinho de tudo: as reservas, os check-ins, os check-outs, os orçamentos, a organização de eventos, a faturação e até Relações Públicas.

Anabela não esconde que organizar eventos é a tarefa que mais a satisfaz. “É a minha praia, é o que eu gosto efetivamente”, apesar dos muitos desafios que enfrenta. Um dos maiores que recorda foi a organização de uma festa com sete DJs que começou num sábado às duas da tarde e terminou no domingo às oito da manhã, e que envolveu cerca de mil pessoas.

Em dias de maior azáfama, Anabela conta com a preciosa ajuda de algumas pessoas, nomeadamente, com Ana Maria, ou então contrata empresas de catering para a ajudar a fazer face ao trabalho.

Para que tudo funcione na perfeição, “costumamos trabalhar em conjunto, todos para o mesmo objetivo. Não estamos cada um a puxar para o seu lado, estamos a trabalhar em pé de igualdade”, afirma.

Trabalhar num contexto rural repleto de natureza, num lugar onde impera o silêncio e a tranquilidade são também fatores que contribuem para o sucesso das tarefas. Apesar de Anabela reconhecer “as muitas dores de cabeça” que gerir um espaço desta envergadura acarreta, ainda assim, refere que trabalhar no Condado também lhe dá “alguma paz de espírito e muita felicidade, porque efetivamente é um sítio onde eu gosto de estar, onde me sinto feliz e realizada profissionalmente”.

Admite ter um trabalho muito gratificante, pois permite-lhe conhecer pessoas de outras culturas, de outras religiões, de outras localidades. No fundo, são os clientes e os hóspedes o motivo da satisfação de Anabela. “Tenho hóspedes que vêm cá todos os anos, outros que fazem questão de me ligar no Natal, no meu aniversário, e isso é muito compensador”. São pessoas que a tratam como “a minha amiga”, segreda, visivelmente feliz.

Para Anabela o Condado é um lugar “muito especial” que organiza diferentes tipos de eventos e que proporciona “momentos de paz de espírito, de sossego”, o espaço onde a colaboradora faz acontecer. Como a mesma refere “vocês sonham e eu ajudo a realizar os vossos sonhos”.

Não é para menos, o Condado de Beirós é uma casa de outros tempos que chegou até à atualidade mantendo a sua autenticidade. É com orgulho que Anabela mostra o “seu” Condado. Um espaço rico em história e património que conta com uma sala de exposições onde se pode contemplar os quadros do Álvaro Cunhal referentes ao período em que esteve preso. 

Transpondo a porta, a sala que se segue é “um bocadinho versátil. Há fotografia, escultura, pintura e eventos”. Na sala privada contígua encontra-se um piano que em diferentes momentos alegrou os eventos que aí decorreram. “Já fizemos o concerto mais pequeno do mundo com a RFM. Já fizemos aqui vários casamentos civis com cantoras líricas ao piano. Já gravamos aqui alguns videoclipes. Esta sala faz a delícia dos nossos clientes”, acrescenta Anabela.

Os visitantes contam ainda com uma biblioteca, dez quartos, um pátio interior, uma sala para pequenos almoços ou jantares, e um enorme jardim com piscina exterior.

Para Anabela, a magia acontece na “sua” cozinha, um espaço onde dá largas à imaginação, criando diversos pratos gastronómicos e confecionando compotas de fruta com o tal ingrediente secreto, “o amor”, conclui.

 "Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”

Outras notícias

pub
 "Anabela Santos: o coração que move o Condado de Beirós”

Notícias relacionadas

Procurar