tondela 1
cidade europeia
oplus_1048578
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Bye-bye, mr. Biden!

por
José Carreira

 A água está a chegar
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades

Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades

Pavilhão Multiusos de Viseu recebeu cerimónia de encerramento onde não faltaram momentos de homenagem a atletas, clubes, associações, juntas de freguesia, figuras ligadas ao desporto e embaixadores. O evento ficou ainda marcado pela passagem de testemunho a Matosinhos que será Cidade Europeia do Desporto

Micaela Costa
 Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades
19.01.25
Jornal do Centro
partilhar
 Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades
19.01.25
pub
 Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades

Chegou ao fim a iniciativa que fez de Viseu Cidade Europeia do Desporto ao longo de 2024. Foram mais de 400 eventos, mais de 90 mil pessoas e 165 entidades envolvidas, ao longo de 547 dias.

O Pavilhão Multiusos de Viseu recebeu este sábado (19 de janeiro) a cerimónia de encerramento onde não faltaram momentos de homenagem a atletas, clubes, associações, juntas de freguesia, figuras ligadas ao desporto e embaixadores. O evento ficou ainda marcado pela passagem de testemunho a Matosinhos que será Cidade Europeia do Desporto ao longo deste ano de 2025.

No discurso de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou o “orgulho” no trabalho desenvolvido e nas sinergias que a cidade europeia do desporto permitiu criar, nomeadamente com “os diversos clubes, associações e instituições do concelho, bem como outras entidades externas que se uniram para a concretização destes objetivos e programação”.

“No dia em que passamos o testemunho a Matosinhos, não poderíamos estar mais orgulhosos e cientes do nosso trabalho. Orgulhosos das sinergias criadas, dos resultados positivos que emergiram nestes meses de intensa atividade, que assentam nas instalações já existentes e que permitiram também o desenvolvimento desta cidade europeia, com a reabilitação das piscinas municipais, do skate park ou um novo centro de BTT”, frisou Fernando Ruas.

O autarca disse ainda que a cidade europeia permitiu “consolidar” programas municipais, que promovem “a saúde e qualidade de vida para todas as idades”. “Realizamos eventos clássicos e dinamizados novas propostas, acolhendo iniciativas de âmbito nacional e internacional. Reforçamos a inclusão e promovemos a ética desportiva”, acrescentou.

O presidente do município disse ainda que, finalizada a cidade europeia, espera continuar “a construir uma comunidade mais ativa, saudável e mais feliz”. “Pilares que guiam as nossas políticas municipais”, sustentou.

Já o vereador do desporto, que abriu a cerimónia, destacou que o momento marca o encerramento da cidade europeia, “mas não é o fim ou uma linha de meta”.

Pedro Ribeiro sublinhou que a iniciativa “representou para o concelho de Viseu diversas vitórias”. “Se o maior número de eventos é um indicador, outros triunfos são mais importantes. Conseguimos o maior número de atletas, equipas, escalões, de clubes e modalidades registadas. Os programas municipais tiveram maior adesão e números recordes de participantes”, disse.

O vereador referiu ainda “a união de esforços e missão partilhadas entre o município e os clubes e associações, sempre com um grande sentido de comunidade, de entreajuda e de mobilização”.

Pedro Ribeiro recordou ainda a “programação com impacto local, nacional e internacional, organizada pelo movimento associativo, pelo município, pelas juntas de freguesias, pelas federações e outras entidades”.

No discurso enumerou ainda as atividades de formação em áreas como a “inclusão, ética no desporto, desporto universitário, a parceria com escolas, a descentralização, desporto na natureza, segurança e hospitalidade em eventos desportivos, entre outros temas”, lembrando que o desporto também esteve “nas cavalhadas, no Carnaval, nas festas das escolas, na Feira de São Mateus ou nas marchas populares”.

Pedro Ribeiro terminou a dizer que “a aposta no desporto não começou com a cidade europeia, nem termina ou diminui aqui”. “Faz parte de um processo, que continuaremos a dinamizar. Os lemas “Viver o desporto nas 24 horas do dia” e “Desporto para todos” foram honrados desde o primeiro dia e deixam um legado exemplar”, frisou.

Secretário de Estado do Desporto marcou presença
Na cerimónia marcou presença o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que destacou o “exemplo de união e paixão pelo desporto” demonstrados por Viseu e que este momento é “o ponto de partida para uma reflexão do legado” que a cidade deixa.

“Uma marca inquestionável na cidade que assim reforçou a importância da prática desportiva como um pilar fundamental para o desenvolvimento físico, mental e social da comunidade”, disse.

O governante deixou também uma palavra a Matosinhos, a próxima Cidade Europeia do Desporto.

Já o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, reforçou o objetivo do evento que passa por “aproximar as associações e os clubes ao município e sentirem-se todos parte do projeto”.

Matosinhos é a próxima Cidade Europeia do Desporto
Por fim, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, deixou a certeza que a cidade fará “o melhor em conjunto com a comunidade para que o desporto esteja na primeira linha, para que as pessoas estejam envolvidas e felizes”.

“Matosinhos vem com espírito de humildade aprender com quem já fez bem, antes Viana do Castelo que entregou a Viseu, e agora vimos receber este testemunho percebendo que a responsabilidade é alta”, disse a autarca.

Luísa Salgueiro disse ainda que na gala de abertura de Matosinhos Cidade Europeia do Desperto esperam poder “transmitir os valores que Viseu trouxe, desde o atleta mais pequeno ao grande Carlos Lopes”. O evento acontece no próximo sábado, 25 de janeiro.

“Nos tempos que correm precisamos de passar mensagens de inclusão e de união, em que cada um dê o seu melhor para que o coletivo consiga os melhores resultados”, disse.

As homenagens
Além das distinções a atletas, clubes, associações e coletividades e às 25 freguesias de Viseu, foi entregue o prémio Empenho e Carreira, que homenageou diversas personalidades ligadas ao desporto. Subiram ao palco Abel Figueiredo, Carlos Lopes, Jacinta Santos, João Amaral Mendes, Joaquim Escada, José Alberto Ferreira, Marco Aguiar, Mariano Maroto Lopez, Miguel Monteiro, Olimpio Coelho, Paulo Sousa, Sérgio Pina e Silvino Cardoso.

Houve ainda tempo para a homenagem aos embaixadores, Andreia Matos, António Silva, Bárbara Gomes, Beatriz Figueiredo, Francisco Neto, Hugo Lopes, Joana Cardeal, João Félix, Maria Alagoa, Mário Trindade, Rita Figueiredo, Tiago Ferreira e Tiago Ladeira.

 Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades

Outras notícias

pub
 Viseu Cidade Europeia do Desporto termina com homenagens a atletas, clubes, associações e personalidades

Notícias relacionadas

Procurar