Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, é palco de mais um aprontamento de uma força nacional que será projetada para a Roménia.
Em treinos estão 200 militares das várias unidades do Exército e de outros ramos das Forças Armadas. A informação foi adiantada pelo Exército Português.
“O Regimento de Infantaria N.º 14 deu início ao aprontamento da 7.ª Força Nacional Destacada para a Roménia”, refere.
A projeção destes militares está prevista “para o final do primeiro semestre de 2025”. A missão desta força é “reforçar a presença militar no flanco leste da Aliança Atlântica, contribuindo para a defesa territorial desta organização”.
Segundo o Exército, a força já está em preparação e, numa fase inicial, “as atividades tiveram como objetivo a preparação administrativo-logística, o aprontamento sanitário e psicológico, a atualização da formação e a avaliação física de todos os militares”.
São já várias as forças que têm saído de Viseu rumo à Roménia, nomeadamente a 1ª força projetada em abril de 2022, a 3ª força que saiu de Viseu em abril de 2023, acompanhada da 4ª força nacional e a 5ª força, a mais recente a sair de Terras de Viriato, em fevereiro do ano passado.