A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O serviço de urgência geral do Hospital de Viseu está a ter menos pressão no início deste ano, em comparação com janeiro do ano passado. Se tivermos em conta o mês de dezembro de 2024, a quebra no número de episódios de urgência é ainda maior.
Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre os dias 1 e 19 de janeiro deste ano, foram registados 6.576 episódios de urgência no São Teotónio. Face aos 10.987 episódios de dezembro último, há uma redução de 4.411 urgências, já em relação aos 6.705 registados em janeiro de 2024 são menos 129 episódios.
Nestes primeiros 19 dias do ano, o dia com a maior afluência foi 13 de janeiro, com 402 episódios de urgência em Viseu. Precisamente, no mesmo dia em que a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) implementou um plano de contingência, com o uso obrigatório de máscara em contexto hospitalar e outras medidas.
Desde então, todos os doentes e profissionais de saúde devem usar máscara no hospital de dia, consulta externa e urgências.
A pressão também é menor em comparação com o passado mês de dezembro, em que, em plena altura de Natal e época de gripe, registou-se um dos dias com maior pico de afluência às urgências do último ano (443 no dia 26).
Em 2024, a afluência às urgências do Hospital contou com alguns picos sobretudo nas épocas de primavera e outono. A 14 de maio foi o dia com a maior pressão do ano, com 512 episódios.
Projeto “Salve Vidas, Ligue Antes” pretende reduzir ida às urgências
Desde finais de outubro do ano passado, o Hospital de Viseu aderiu ao projeto “Salve Vidas, Ligue Antes”, que permite otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade, garantindo o encaminhamento para o serviço mais adequado em tempo útil e com a melhor qualidade de cuidados. Desde então, a afluência às urgências veio a diminuir em comparação com os primeiros meses de 2024, salvo o pico verificado no pós-Natal.
Em todo o ano de 2024, houve 131.691 episódios de urgência no Hospital de Viseu, dos quais 24.625 entre 24 de outubro (dia em que entrou em vigor o “Salve Vidas, Ligue Antes”) e 31 de dezembro. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve menos 1.651 episódios.
Já no período pré-“Salve Vidas”, de 1 de janeiro a 23 de outubro, foram registados 107.066 episódios na urgência de Viseu. Também aqui, há uma descida face a 2023 (menos 2.819 episódios de urgência).
Ainda de acordo com os dados do Portal do SNS, a maioria dos episódios de urgência no Hospital de Viseu são episódios de adultos com mais de 67 por cento, seguindo-se os episódios pediátricos com quase 23 por cento e os episódios de obstetrícia com cerca de 9,8 por cento.
Número de episódios de urgência do Hospital de Viseu durante o mês de janeiro
Número de episódios de urgência do Hospital de Viseu durante o ano de 2024