A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O Agrupamento de Escolas Grão Vasco, em Viseu, apresenta esta quarta-feira (22 de janeiro) o projeto europeu “ARISE – A moRe IncluSive Education (Por uma Educação Mais Inclusiva)”.
A instituição de ensino recebe, entre hoje e sexta-feira (dia 24), os parceiros da iniciativa que junta o agrupamento e a Associação Grão Vasco, bem como entidades de Itália e Espanha, naquela que será a sua primeira reunião internacional.
O objetivo do projeto, apoiado pela Comissão Europeia, é “melhorar a inclusão social de alunos com necessidades específicas em contexto educativo”, explica o Agrupamento Grão Vasco.
Além disso, acrescenta, também pretende preparar educadores e outros profissionais de educação, “fornecendo-lhes os recursos e as competências necessárias para a criação de escolas mais inclusivas e solidárias, beneficiando todos os alunos”.
O projeto ARISE resulta de uma colaboração internacional entre o Agrupamento Grão Vasco, a Associação Grão Vasco, a Fondazione per la Coesione Sociale (Itália), a Federación Down Galicia (Espanha) e a Limeup (Itália).
Juntas, as cinco entidades propuseram como missão “identificar e responder às necessidades dos pais e profissionais e criar ferramentas práticas que ajudem a melhorar as condições de inclusão e aprendizagem” dos estudantes com necessidades.
Os parceiros vão reunir-se numa conferência agendada para hoje, a partir das 14h30, e que visa a troca de experiências e estratégias consideradas inovadoras para a inclusão educativa.
O programa da comitiva do ARISE prolonga-se até sexta-feira, com visitas a escolas de Viseu (Grão Vasco, Ribeira, Bairro Municipal e Viriato) e reuniões.