A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O Festival Internacional de Cartoons Escolares, em Tondela, escolheu 43 trabalhos finalistas na categoria profissional da oitava edição. O anúncio foi feito pelo júri da iniciativa.
Os desenhos foram selecionados de um total de 900 trabalhos enviados para a categoria profissional. Os trabalhos são assinados por criadores de vários países, entre os quais David Vela (Espanha), Shmidt Alexander (Rússia), Sergey Dudchenko (Ucrânia), Darko Drljevic (Montenegro), Yang Xiaobo (China), Alisson Affonso (Brasil) e Frederico Pereira (Brasil).
Também foram escolhidos desenhos de Ameen Alhabarah (Arábia Saudita), Zlatko Pavlovic (Bósnia e Herzegovina), Luc Vernimmen (Bélgica), Ilya Katz (Israel), Hicabi Demirci (Turquia), Gio (Itália), Vladimir Kazanevsky (Ucrânia), Nasif Ahmed (Bangladesh), Askin Ayrancioglu (Turquia), Alfredo Hernandez (Cuba), Kaan Saatci (Turquia), Naji Benaji (Marrocos), Benjamin Aleali (Irão), Efat Amjadipoor (Irão) e Jitet Koestana (Indonésia).
Os finalistas também incluem Acácio Junior (Brasil), Santiago Cornejo (Argentina), Oguz Gurel (Turquia), Silvano Mello (Brasil), Yustinus Jatmiko (Indonésia), Fan Litao (China), Pavel Matuska (República Checa), Endri Beco (Albânia), Alexander Bogdanov (Rússia), Mustafa Yildiz (Turquia), Izabela Kowalska (Polónia), Abbas Naaseri (Irão) e Hicabi Demirci (Turquia).
Todos os cartoons foram desenhados com base no tema da saúde, escolhido pela organização do festival.
“O direito à saúde é um princípio inalienável que deve ser garantido a todos os homens e mulheres, independentemente da sua condição social, económica ou cultural. O acesso equitativo a serviços de saúde como a prevenção, o tratamento e os cuidados médicos adequados são essenciais para assegurar que cada indivíduo possa beneficiar de uma vida saudável a que tem direito. Portanto, é imperativo que governos e instituições trabalhem em conjunto para assegurar a que o direito à saúde seja respeitado e efetivado em todos os países como necessidade básica e vital”, acrescenta.
A cerimónia de abertura da oitava edição do Festival de Cartoons Escolares de Tondela está agendada para 23 de maio, às 18h00. No ano passado, foram enviados cerca de 3.600 desenhos de 80 países, dos quais mais de 20 foram consagrados vencedores.
O Festival Internacional de Cartoons Escolares é considerado o único festival no mundo que tem associado um concurso aberto à participação de alunos de escolas dos cinco continentes do planeta.
Esta iniciativa, que acontece desde 2018, foi lançada com o objetivo de proporcionar novas linguagens gráficas aos alunos do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, estimulando a capacidade de comunicação, o sentido crítico e estético.