A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
As previsões de neve, chuva forte, trovoada e rajadas de vento até 90 quilómetros/hora levam a Proteção Civil a emitir um alerta por causa do agravamento do tempo nos próximos dias, devido à depressão Eowyn.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que cita informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos queda de neve nas regiões Norte e Centro a partir da tarde da próxima segunda-feira (27 de janeiro).
Preveem-se ainda períodos de chuva por vezes forte também no Norte e Centro, podendo ser acompanhados de trovoada, e vento forte com rajadas até 90 km/h nas terras altas.
Já nas bacias hidrográficas, acrescenta a ANEPC, podem ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis, sobretudo neste sábado e domingo (dias 25 e 26). Na Bacia do Vouga, por exemplo, prevê-se um aumento significativo das afluências, incluindo a jusante de Ribeiradio (concelho de Oliveira de Frades), bem como na sub-bacia do Águeda.
A Proteção Civil recorda que o eventual impacto pode ser minimizado através da adoção de comportamentos preventivos. Entre as medidas sugeridas pela autoridade, estão as de adotar uma condução defensiva, reduzir a velocidade, ter especial atenção para a acumulação de neve ou lençóis de água, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento de águas.
A ANEPC também aconselha à população para ter cuidado junto a árvores e ramos que podem estar em risco de queda e fixar estruturas como andaimes e placards. A autoridade apela ainda às pessoas que evitem circular em vias afetadas pela neve.
Caso isso não seja possível, os condutores devem verificar o estado dos pneus, colocar correntes de neve, abastecer combustível para níveis que “permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetada”, verificar a bateria dos carros elétricos, garantir que os sistemas de aquecimento das viaturas estão a funcionar, e garantir comida e medicamentos.
Ainda nas estradas com neve acumulada, devem ser evitadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e, ainda, andar com veículos pesados.
Restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas apeadas, nas zonas potencialmente afetadas pela queda de neve, e retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, animais, equipamentos agrícolas e industriais, veículos e/ou outros bens para locais seguros são outros conselhos da ANEPC.
A autoridade de emergência também sugere às populações para que estejam atentas “às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”. Este é o segundo alerta de mau tempo emitido em poucos dias pela ANEPC, depois de um outro aviso de chuva forte, granizo e trovoada no início desta semana.
Nas previsões do IPMA, a chuva regressa este fim de semana à região de Viseu, acompanhada de temperaturas mais baixas. A temperatura mínima baixa para os 4º no sábado, dia em que, segundo o IPMA, a chuva vai cair, ainda que fraca e com abertas. Já no domingo (dia 26), a mínima prevista vai ser ainda mais baixa – 1 grau – e a chuva poderá ser mais intensa, inclusive com direito a trovoada.
Segundo as previsões do IPMA, a chuva vai continuar na região de Viseu durante a próxima semana, seguindo-se depois uma melhoria do tempo com abertas e, por fim, céu pouco nublado.