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IEFP alerta para tentativas de burla e aconselha cidadãos a fazerem queixa

As burlas incluem mensagens ou chamadas automáticas em nome do IEFP que aconselha os cidadãos a denunciar as situações às autoridades

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 IEFP alerta para tentativas de burla e aconselha cidadãos a fazerem queixa
28.01.25
fotografia: Jornal do Centro
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 IEFP alerta para tentativas de burla e aconselha cidadãos a fazerem queixa
30.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
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 IEFP alerta para tentativas de burla e aconselha cidadãos a fazerem queixa

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) alertou para tentativas de burla, “incluindo mensagens ou chamadas automáticas” em nome do organismo e aconselhou os cidadãos a denunciar as situações às autoridades. 

“Recentemente, foram reportadas tentativas de burla, incluindo mensagens ou chamadas automáticas que alegam ser do “fundo de desemprego” ou do IEFP, solicitando contacto via WhatsApp”, revela o instituto, numa nota publicada no seu site. 

O IEFP aponta que estas “mensagens são fraudulentas”, dado que “não realiza contactos automáticos por telefone ou mensagens via WhatsApp para recrutamento de candidatos a emprego”. 

“Qualquer comunicação oficial do IEFP é realizada exclusivamente através dos seus canais institucionais, como o portal Iefponline, e-mail oficial, SMS ou contacto direto por técnicos autorizados”, esclarece o instituto.

O IEFP aconselha, por isso, os cidadãos a desconfiarem de contactos não solicitados “que pedem informações pessoais ou financeiras”, a verificarem a origem do contacto – “o IEFP utiliza canais de comunicação oficiais, como e-mails com domínio “@iefp.pt” – e, em caso de dúvida, a contactarem o instituto através dos canais oficiais. 

Além disso, o organismo pede aos cidadãos para denunciarem “situações de burla às autoridades competentes” e aconselha a não fornecerem “informações pessoais ou sensíveis em resposta a mensagens suspeitas”.

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