capa
Captura de ecrã 2025-01-31 165638
IMG_4018
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25

Sabem o que acontece quando juntamos a arte de bem cozinhar com…

29.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

28.01.25
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre

Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre

Luís Simões é um dos autores do livro “O abastecimento de água em Viseu em finais do século XIX” e explica como surgiu a ideia desta obra. A descoberta de documentos num cofre fechado há décadas revelou a ligação de Nery Delgado ao abastecimento de água em Viseu. Nesta entrevista, ficamos a conhecer o processo de investigação, a colaboração entre os autores e a relevância deste estudo para a cidade e para o país

Carolina Vicente
pub
 Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre
02.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre
02.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre

Como surgiu a ideia da criação deste livro?

Em 2017/18 comemorava-se o centenário da morte do engenheiro e geólogo Nery Delgado, dos Serviços Geológicos de Portugal. O engenheiro trabalhou em Elvas, Lisboa, Figueira da Foz, em Santarém, em várias capitais de distrito por este país e cidades. Sabíamos que Nery Delgado tinha dado o seu contributo, nomeadamente para os sistemas de abastecimento e água. Em Viseu não havia notícia disso, até que alguém conseguiu abrir um cofre há décadas fechado, e descobriu no interior desse grande cofre o projeto de Viseu, assinado precisamente por Nery Delgado. Depois fomos ver as atas da Câmara daquele período de 1890, e realmente nas atas da Câmara Municipal, já muito esquecidas, estava a referência. 

A ideia deste livro ainda foi apresentada ao presidente Almeida Henriques… 

Dada a atualidade e a problemática que envolve a água em Viseu, e praticamente em todo o país, surgiu a ideia de construirmos este livro, que foi de primeira mão proposto ao Dr. Almeida Henriques, presidente da Câmara na altura, em 2018, e agora com o doutor Fernando Ruas terminámos.

Como é que estes quatro autores se uniram na construção deste livro?

Quem se uniu primeiro foi o professor José Brandão com o professor Pedro Callapez, que já tinham trabalhado juntos. Como a questão era fazer o trabalho em Viseu, contactaram-me. Eu imediatamente disse que sim porque tenho todo o trabalho da geologia feito em Viseu. Depois, precisávamos de alguém que fizesse um enquadramento histórico, social, económico do século XIX da cidade e então convidámos a Dra. Vera Magalhães, que é uma especialista.

É um livro que pesa mais de um quilo. Quanto tempo levou a ser feito?

Numa versão mais ou menos final, demorou cerca de dois anos e meio. Muita pesquisa, muitas horas nas bibliotecas numa versão inicial, que entretanto teve evoluções. Ficou pronto em meados de 2023. Portanto, cinco anos até à versão final.

 Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre

Outras notícias

pub
 Ligação de Nery Delgado a Viseu descoberta em cofre

Notícias relacionadas

Procurar