A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
Sabem o que acontece quando juntamos a arte de bem cozinhar com…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, de Lamego vai ser entregue a Aurora Duarte Simões de Matos, uma cerimónia que se realiza este sábado, 8 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Lamego aprovou, por unanimidade, a outorga desta condecoração em reconhecimento pelo seu “inestimável contributo para a promoção e valorização da cultura local e pelo seu empenho em prol do ensino e da inclusão social”.
Esta distinção é justificada ainda, tendo em conta o papel que desempenhou na preservação e divulgação das tradições culturais da região, contribuindo de “forma indelével para o enriquecimento cultural do município e de toda a comunidade”.
Natural de Meã, aldeia de Castro Daire, Aurora Simões de Matos foi a fundadora, em 2012, e principal dinamizadora, organizadora e coordenadora da “Tertúlia Artes e Letras”, que funcionou mensalmente na cidade de Lamego, a qual contou com importantes participações, nomeadamente de professores de quase todas as universidades portuguesas, escritores, poetas, jornalistas, cantores, atores, entre outras personalidades ligadas à cultura e ao ensino.
É autora de onze obras literárias e membro da Sociedade Portuguesa de Autores e membro Académico Honorário da Academia de Letras e Artes Lusófonas, sendo considerada uma das mais fortes personalidades da cultura em Lamego.