A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
Sabem o que acontece quando juntamos a arte de bem cozinhar com…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Câmara Municipal de Lamego anuncia a criação de um “passe mensal 100% gratuito para cidadãos seniores residentes em Lamego” poderem usufruir dos transportes públicos dentro do território municipal, de forma ilimitada.
Segundo a autarquia, esta “medida visa fazer face ao aumento do custo de vida e tem em atenção os baixos rendimentos usufruídos por esta faixa etária”. Chama-se “Cartão Sénior Viaja” e pode ser requerido por pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ou com menos idade no caso de apresentarem o comprovativo de reforma ou aposento.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, afirma que esta medida vai reforçar a inclusão social da população sénior e promover uma mobilidade sustentável: “Os lamecenses aposentados já beneficiavam de uma redução de metade do custo do passe, mas agora será 100% gratuito para que deixe de ser um encargo financeiro. Acredito que será uma importante ajuda e que motivará os idosos a viajarem mais, promovendo a sua participação ativa na vida social e cultural da comunidade”, explica.
Também o passe do Verdinho sofre alterações, sendo que passa a ser válido em todas as carreiras urbanas e municipais, e passa a designar-se “Passe Verdinho – Transportes Públicos de Lamego”. “Esta alteração permitirá que todos os cidadãos, quer usem mais os transportes públicos ou as carreiras municipais, possam utilizar livremente em toda a rede de transportes públicos municipais”, diz o município.
O presidente da Câmara de Lamego recorda que os passes para os transportes públicos também são gratuitos para todos os cidadãos com menos de 23 anos.