Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, dá início a mais uma edição do projeto promovido pelo Município de Viseu, “Os Super Saudáveis”. Um projeto que, segundo o Município, pretende incentivar as crianças a adotarem “comportamentos que promovam o bem-estar a longo prazo”.
“Os Super Saudáveis” é uma iniciativa de educação alimentar, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e destina-se principalmente a crianças dos 3º e 4º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e “envolve um trabalho de equipa articulado entre esta entidade, através do seu Núcleo Regional do Centro, a Comunidade Escolar, as Equipas de Saúde Escolar e o Município de Viseu”. O projeto conta ainda com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas defende que promover a saúde e prevenir doenças “deve começar desde cedo”, e explica que com este projeto o município pretende “capacitar as crianças para fazerem as melhores escolhas de maneira informada”.
Oito escolas de quatro Agrupamentos de Escolas aderiram ao projeto: Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas Viseu Norte e o Agrupamento de Escolas de Mundão, e a Instituição de Ensino Privado, o Colégio Via Sacra. São 248 alunos que vão poder usufruir do projeto neste ano letivo 2024/2025.
Segundo o Município de Viseu, o projeto “é traçado a partir da roda dos alimentos e tem como objetivos promover hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversidade alimentar, contribuir para reduzir o consumo de produtos ultraprocessados, bem como incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas, do ponto de vista nutricional”.
“Os Super Saudáveis” vai ser implementado em duas fases. A primeira a 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, e a 7 de março. A segunda fase, chamada “Lanches Saudáveis” é posta em prática entre o dia 5 de maio e o dia 6 de junho.
O Dia Mundial do Cancro tem como foco a sensibilização “para a prevenção, deteção precoce e tratamento adequado, reforçando a importância de estilos de vida saudáveis na redução do risco da doença”.
O Município de Viseu é parceiro desta iniciativa desde o ano letivo de 2021/2022 com o objetivo de promover a literacia para a saúde “junto das comunidades escolares e impactando, diretamente, mais de 1500 crianças”.