Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
A prova Aguiar da Beira “O” Meeting conta já com 900 inscritos, 500 dos quais atletas estrangeiros vindos de 27 países.
A competição, que decorre de 21 a 23 de fevereiro e que vai já na quarta edição, serve de preparação para a temporada 2025, mas também de treino para o Campeonato do Mundo e Taça da Europa que também acontecem em Aguiar da Beira, em 2028.
O Aguiar da Beira “O” Meeting terá várias etapas, nomeadamente o Prólogo (21 de fevereiro), a prova de distância longa (22 de fevereiro), prova média (23 de fevereiro) e, pela primeira vez, uma prova de Orientação de Precisão, variante da modalidade adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.
Para o município, o número de atletas inscritos, nomeadamente estrangeiros, é “muito importante” e, além de potenciar a atividade desportiva, é uma “alavancagem” para o turismo e economia do concelho.
“Isto é muito importante, porque os atletas não vêm sozinhos, nunca ficam no território menos de uma semana e, portanto, isso representa para o turismo uma grande alavancagem e para a economia do concelho é uma lufada de ar fresco muito importante”, disse ao Jornal do Centro o presidente da autarquia.
Segundo Virgílio Cunha, estes dias têm sido de preparação, quer para a prova que se realiza na próxima semana, como para as competições de 2028.
“Se estamos a fazer a primeira prova e já temos 500 estrangeiros, que números teremos em 2028? São, de factos, números muito importantes para o concelho, mas que também nos obriga a preparar muitos percursos, porque os percursos onde vão decorrer as provas finais não podem servir para treinos. É uma grande azafama, logística e investimento para conseguirmos em 2028 um evento internacional desta natureza”, disse.