Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
A Câmara de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) vão promover a atividade física nas escolas do concelho. Ambas as entidades assinaram na quarta-feira (12 de fevereiro) um protocolo de colaboração na Escola Básica de Fragosela para a realização do projeto Escola Ativa, renovando a parceria que os une na defesa do direito de brincar.
Esta é a segunda vez em que a Câmara de Viseu faz parceria com o IAC, sendo que a primeira foi no ano letivo 2022/2023.
O presidente do IAC, Manuel Coutinho, realça que é através da brincadeira que as crianças “aprendem sobre si e sobre o outro”. “Uma criança que tem os joelhos esfolados é uma criança feliz”, defendeu. “Estamos muito felizes com esta parceria que se renova pelo segundo ano e estamos certos que continuaremos a fazer o melhor para as nossas crianças”, acrescentou o responsável.
Já o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, relembrou que “Viseu foi considerada há pouco tempo uma cidade feliz, a mais feliz de Portugal, e isso também se deve à forma como tratamos as nossas crianças”.
O Escola Ativa tem como objetivo “resgatar e estimular a cultura do brincar enquanto atividade livre e não orientada”, promover atividades “desenvolvidas em contacto com a natureza”, estimular atividades em família, promover oportunidades de acesso a atividades que permitam aumentar os níveis de atividade física e criar “momentos de estímulo e coesão da comunidade escolar”, explica em comunicado a autarquia de Viseu.
O projeto quer ainda promover o envolvimento das associações de pais, juntas de freguesia, encarregados de educação e outras entidades locais na vida das escolas.
A iniciativa, que vai na sétima edição, promove iniciativas que visam elevar os níveis de atividade física diária das crianças e dos jovens e aumentar a literacia sobre a mesma.
Neste ano letivo, ao abrigo do Escola Ativa, vão ser realizadas ações de formação e sensibilização com a comunidade escolar e as famílias e inquéritos sobre oportunidades e barreiras de brincar. Também está prevista a emissão de pareceres técnicas sobre propostas de intervenção para melhorar os recreios escolares, vistorias aos recreios escolares e realização de documentos de avaliação.